Olimpíadas da Matemática

No dia 9 de Novembro realizaram-se as Olimpíadas Portuguesas da Matemática, uma iniciativa a nível nacional da Sociedade Portuguesa da Matemática (SPM) a que, à semelhança dos anos anteriores, a EB2,3/S de Caminha aderiu com um elevado número de inscrições, contando com 19 alunos da categoria pré-olimpíadas (alunos do 2º Ciclo), 26 da categoria júnior, 7 da categoria A e 11 da categoria B.

As OPM são um concurso de problemas de Matemática, que visam incentivar e desenvolver o gosto pela matemática e testar os conhecimentos adquiridos, apresentando uma prova desafiadora e exigente (com uma duração de duas horas), cujos problemas apelam sobretudo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos estudantes.

A participação nas Olimpíadas Portuguesas da Matemática é uma de entre muitas iniciativas que Agrupamento de Escolas Coura e Minho impulsiona, no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, podendo-se salientar também os concursos Canguru, REDEMAT, No-Stop, Problema do Mês, a dinamização da Oficina da Matemática, etc.

O conjunto de ações pedagógicas sistematizadas e o esforço concertado de todos os intervenientes nos referidos projetos têm permitido aos alunos do nosso Agrupamento melhorar o seu desempenho nas avaliações externas a que são submetidos. O sucesso deste dinamismo pode ser comprovado pelos resultados do exame de Matemática A, 1ª fase, no qual os alunos obtiveram uma média superior à nacional em 2,2 valores. Este excelente desempenho está ainda em consonância com os bons resultados obtidos, este ano, pelos alunos da EB2,3/S de Caminha, pois dependendo do meio de comunicação, ocuparam a primeira ou segunda posição dos rankings a nível distrital.

Sem comentários: