Theatro Circo de Braga

No dia 25 de Novembro, os alunos do 9º ano deslocaram-se ao Theatro Circo de Braga para assistirem à encenação do Auto da Barca do Inferno pela Companhia de Teatro de Braga, sob a orientação de Rui Madeira cujas palavras sobre esta produção se registam:

Será que a maledicência, o orgulho, a usura, a concupiscência, a venalidade, a petulância, o fundamentalismo, a inveja, a mesquinhez, o falso moralismo cristão… têm entrada direta no Paraíso? Ou terão de passar pelo Purgatório? Ou vão diretamente ao Inferno? E a pé, de pulo ou voo? Aliás, onde fica e como designamos o Lugar onde estamos? E que paraíso buscamos? Uma revisão da CTB, em demanda da modernidade sobre o texto Vicentino e o prazer do jogo teatral. Um espetáculo sobre a nossa memória identitária.

Esta atividade permitiu incentivar o gosto pela leitura e estudo da obra vicentina "Auto da Barca do Inferno", consolidando ainda conteúdos já lecionados.

À saída do teatro e nos dias que se seguiram, constatou-se pelo entusiasmo dos discentes, posto nos seus comentários, que  não só a encenação da peça e o trabalho de atores mas também o próprio Theatro Circo de Braga os tinha deslumbrado.

Complementou-se, assim, de forma enriquecedora o estudo do texto dramático, contribuindo ainda para despertar nos nossos jovens a função estética e crítica da Arte  e cumprindo a Escola com a sua função de lugar privilegiado para a transmissão do Saber e da Cultura, como preconiza o seu Projeto Educativo.

Sem comentários: