11ºE do curso profissional de Informática de Gestão em visita de estudo ao Porto

No passado dia 13 de Março, fomos com a nossa professora de português, Emília Roda, fazer uma visita de estudo à cidade invicta. Fizemos um percurso pedestre durante a manhã pela baixa portuense no decorrer do qual a nossa professora nos mostrou alguns aspetos arquitetónicos representativos do barroco, como a Torre dos Clérigos ou a fachada de cantaria da Igreja do Carmo.

Descemos a rua das Carmelitas e fomos conhecer a mais linda livraria de Portugal e, segundo alguns, a terceira mais bonita do mundo. A livraria Lello foi a surpresa da manhã, ficamos admirados com o rendilhado e estanterias em madeira, a imponente escadaria e outros pormenores dignos de serem admirados. Depois de algumas fotos e uma pequena paragem para repor forças e emoções continuamos a descida até Avenida dos Aliados, seguindo depois para a Estação de S. Bento onde paramos para conhecer e apreciar o átrio revestido com mais de 20 mil azulejos que representam momentos da história dos caminhos de ferro e dos transportes e alguns acontecimentos da história de Portugal.






Subimos a Avenida D. Afonso Henriques até à Catedral do Porto, imponente edifício com marcas de diferentes épocas. No terreiro da Sé tiramos mais umas fotos junto ao pelourinho e admiramos a cidade e o rio Douro ali à distância dum palmo.

Descemos para a praça da Ribeira por quelhas e escadinhas tortuosas, onde se misturava o cheiro da primavera com os odores das comidas para o almoço. O dia estava radiante e, como íamos a descer, o trajeto foi fácil e divertido. Vimos o vai e vem de alguns barcos rebelos a navegar sob a ponte D. Luís nas águas calmas do Douro.

Após um almoço que nos recompôs a barriguita, partimos para a segunda e última etapa da nossa visita.
No auditório do centro social Padre Ramos, em Lavra, assistimos à representação da peça “Frei Luís de Sousa”. A sala era ótima e, como fomos os primeiros, ficamos logo na primeira fila.

O espetáculo foi muito interessante e permitiu-nos compreender melhor muitos dos aspetos da obra em estudo.
Foi uma visita de estudo muito interessante que nos deu a oportunidade de conhecer compreender e respeitar o mundo que nos rodeia. 

O grupo portou-se de forma responsável e sempre atento às explicações da professora que em todo momento esteve disponível para nos orientar.

A turma do 11ºE do curso profissional de Informática de Gestão.

Sem comentários: