Iniciativa DN escolas chega à EB2,3/S de Caminha



Foi no passado dia 12 de março que, no âmbito do concurso “DN escolas – Questiona o teu mundo” do jornal Diário de Notícias, se realizou na Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, uma dinâmica entrevista centrada na recente associação “Pata Vermelha”, levada a cabo pelas alunas do 10ºano de Línguas e Humanidades, Ana Catarina Cerquido, Andrea Cunha, Joana Silva e Ana Rita Mina.

De acordo com o projeto “E os direitos dos animais onde ficam?” criado por estas alunas, seguido de perto pela docente responsável Rosaria Carrilho e cujo sucesso está à vista com o apuramento deste para a 2ªfase do concurso em questão, a entrevista abordou duas figuras de relevo na associação “Pata Vermelha”, a Dra. Helena Pessoa – coordenadora do projeto - e a Dra. Mariana Cúria – colaboradora na área da farmacêutica.

Ativa desde março de 2008, esta associação tem como principal objetivo atuar diretamente com outras associações e com particulares cujas capacidades financeiras sejam insuficientes, na área da saúde, fornecendo os medicamentos necessários a animais em risco ou cuja saúde se revelar débil. Importante é referir que a promoção da adoção de animais não é um objetivo nesta associação, uma vez que existem grupos específicos a trabalhar nessa área.

A trabalhar com 90 a 100 diferentes associações, a necessidade apontada pela Dra. Helena Pessoa centra-se em efetuar a ponte entre esta associação e os técnicos de veterinária. Os donativos, os medicamentos doados e a divulgação por parte das redes sociais, têm sido fatores fulcrais no sucesso deste projeto.

As principais dificuldades referidas pelas entrevistadas centram-se em questões financeiras. Com a crise que o país atravessa, a associação não consegue fazer face aos gastos pois os donativos geralmente são reduzidos. 

O governo e as autarquias também foram fortemente criticados, sendo sugeridas por parte da Dra. Helena Pessoa, medidas como punição criminal para quem maltrata animais e a obrigatoriedade da esterilização dos animais, no entanto a preços acessíveis a todos.

A Dra. Carine Torres, responsável pelo abrigo dos animais em Caminha, deu também o seu testemunho apelando à necessidade da existência de um maior número de voluntários no abrigo e apontando a falta de espaço para os animais como um dos maiores problemas deste local.

Esta atividade foi encerrada com chave de ouro com um apelo da presidente da Câmara Municipal de Caminha, Dra. Júlia Paula Costa, para a importância da existência de um abrigo de animais no concelho, ao invés da existência de um canil de abate. A autarca demonstrou o seu desalento relativamente ao facto de nem todos os habitantes saberem da existência deste local e apontou o voluntariado, as associações e os seus voluntários como “pessoas com rosto que dão o seu tempo por uma nobre causa”, causa essa que se revela como uma questão de “saúde pública e não de gasto público”.

Finalizada com sucesso a iniciativa, restou apenas elogiar estas alunas, tanto pelo seu empenho e trabalho como pela nobreza da causa que defendem.

                                                          
Inês Silva Araújo
(ex-aluna da nossa escola, atualmente na Faculdade de Letras de Coimbra, no curso de jornalismo)
Alexandra Vieira 
(EB2,3/S de Caminha - 10ºano)

Sem comentários: