Visita de Estudo Fabulosa – viagem pelo estuário do rio Minho na lancha NRP “Rio Minho”




Nos dias 28 e 29 de fevereiro, os alunos do 6 º ano da EB23/S de Caminha, divididos em três grupos, deslocaram-se a Vila Nova de Cerveira, para embarcarem num Navio da República Portuguesa – o NRP “Rio Minho”. 

Logo que se aproximaram da embarcação, foram surpreendidos pelo toque da sirene de bordo e, de seguida, os membros da tripulação conduziram-nos a uma zona do convés onde a comandante, tenente Liliana Santos, começou por lhes dar as boas-vindas e algumas instruções sobre segurança a bordo, por exemplo, acerca do modo como descer as escadas existentes no interior da embarcação.

O barco é bastante grande e foi construído em 1991. Está no rio Minho para vigiar, mas também para ajudar e salvar pessoas em perigo. Os alunos tiveram a oportunidade de visitar a coberta, onde se localizam os camarotes da tripulação, a cozinha e a despensa, guiados por um praça que foi respondendo às perguntas dos visitantes. 

De regresso ao convés, apreciaram um filme acerca das funções da marinha e da escola naval que cativou o interesse dos jovens presentes. 

Na ponte de comando, a tenente Liliana, muito simpática e esclarecedora, explicou a função de quase todos os instrumentos e botões: o GPS, o radar, o anemómetro, a agulha magnética e outros. 

Devido ao nevoeiro, um dos grupos de alunos do 6 º ano não pode experimentar a pilotagem da lancha, utilizando a roda do leme, mas todos obtiveram muitas informações da tripulação acerca da vida a bordo.

Por último, dedicaram-se à observação de alguns corvos marinhos e da bela paisagem que se estende ao longo do rio Minho e, quando o navio atracou, de volta ao cais, já todos desejavam ali voltar, porque foi uma visita espetacular!

Sem comentários: