Projeto Norte School


No dia dois de abril de dois mil e doze, as cinco alunas da Escola EB2,3/S de Caminha, da turma B, do décimo ano de escolaridade foram em visita de estudo, acompanhadas pela docente Rosária Carrilho e pelos Vereadores da Cultura e da Educação da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Paulo Pereira e Dr. Flamiano Martins, respetivamente. Esta visita desenvolveu-se no âmbito do projeto Norte School.

A visita pelo concelho teve como objetivo não só conhecer o município e as freguesias que o compõem, mas também os planos que estão a ser preparados e executados para o futuro. No projeto ao qual as alunas Cláudia Perez, Cristina Rodrigues, Joana Alves, Soraia Vila Pouca e Susana Saldanha concorreram, pretende-se que se planeie o município daqui a oito anos, no ano de dois mil e vinte, de acordo com diversos fatores sociais, económicos e ambientais e com as necessidades que as populações das diversas freguesias e as mesmas apresentam.

Logo ao início da manhã, as alunas puderam subir à Torre do Relógio, possivelmente considerada um dos grandes monumentos de Caminha e a única que resta das três grandes torres que eram as portas da cerca primitiva da vila. Esta torre, virada para o centro de Caminha – o Terreiro -, constitui um lugar obrigatório de passagem por todos aqueles que vêm de descoberta ao concelho, contudo não é tão valorizada e apreciada por aqueles que passam por ela todos os dias. Ao longo da visita ficaram a conhecer toda a história que a envolve e que deu origem ao que hoje conhecemos. De uma forma breve, foi-lhes transmitida diversa informação sobre o passado, o presente e o que se prevê para um futuro próximo.



De acordo com os locais visitados, é de suma importância reter que o município é e continuará a ser sustentado por uma atividade fundamental que é o turismo. Caminha possui três regiões fulcrais que podem ser exploradas de diversas formas, são elas, a região interior do concelho, na qual podem ser realizadas atividades como romeiros a São João D’Arga, turismo rural, passeios pedestres, desportos radicais, havendo ainda a possibilidade dos visitantes integrarem atividades tradicionais, como matança do porco ou as vindimas; a região litoral costeira, que pode ser aproveitada de diversas maneiras, talvez mais focada em desportos marítimos, passeios pelos rios Coura e Minho, observação de espécies e visitas à Ínsua, uma pequena ilha, na qual está o Forte da Ínsua, que foi primeiro utilizado como local de culto e, posteriormente, como defesa das tropas invasoras; e ainda, a região centro do concelho, mais vocacionada para um turismo histórico, com o objetivo de divulgar a cultura, a história e os monumentos da região.


Foi, sem dúvida, uma visita com um roteiro que proporcionou a diferenciação entre as diversas regiões do concelho e, de resto, muito proveitosa e essencial para a elaboração do projeto!

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