Alunos do 5ºano visitam Nau Quinhentista

Vila do Conde foi, no passado dia 3 de maio, local escolhido para uma aula de História ao vivo protagonizada pelos alunos do 5º ano da EB2,3/S de Caminha que, acompanhados pelas suas professoras de História e Geografia de Portugal, pelos seus diretores de turma e outros professores, fizeram uma viagem no tempo, embrenhando-se num ambiente histórico sugestivo e encantatório, através de uma visita à Nau Quinhentista, ao edifício da Alfândega Régia e ao Museu das Rendas de Bilros.

A Nau Quinhentista, para além de constituir o principal elemento de atração deste dia, teve uma função pedagógica de relevo, pois esta réplica foi construída com o maior respeito pelas investigações científicas, sob a responsabilidade do Almirante Rogério de Oliveira, incorporando o saber ancestral dos carpinteiros e calafates dos estaleiros de Vila do Conde. A visita foi ainda acompanhada por uma apresentação enriquecedora e cativante apresentada pela guia que, através de um discurso simples mas cheio de pequenas curiosidades, atraiu a atenção dos mais novos.

No edifício da Alfândega Régia foi possível apreciar a exposição permanente que assume fundamentalmente três vertentes: a Navegação Portuguesa, a história da Alfândega Régia e, simultaneamente, a história da Construção Naval.

Os alunos tiveram ainda oportunidade de desfrutar da beleza patente no Museu das Rendas de Bilros que apresenta todo o tipo de instrumentos e materiais utilizados na produção desta tradicional renda vilacondense. Este museu exibe ainda belos exemplares de Rendas de Bilros, desenhos e piques, bilros e almofadas e documentos vários, assim como várias rendas contemporâneas e trabalhos concebidos por estilistas nacionais. 

Esta foi uma visita de estudo que permitiu valorizar o nosso património, apreciando o legado que os nossos antepassados nos deixaram e refletindo sobre o papel dos portugueses que através do mar chegaram a todo o mundo.



Sem comentários: