Semana da Europa


Entre 7 a 11 de maio, a EB2,3/S de Caminha comemorou a Semana da Europa.

As atividades decorreram fundamentalmente no polivalente da escola onde estiveram expostos diversos trabalhos dos alunos realizados essencialmente no âmbito da disciplina de Geografia. Este ano, a decoração contou com a colaboração do professor Fernando Borlido e da assistente operacional Júlia Rolo que orientaram a elaboração de um tapete colorido, onde se exibiam as bandeiras dos países representados nesta celebração (Portugal, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido). Ao longo da semana, não faltaram os vídeos e a música respetiva a cada país, que em muito contribuíram para o ambiente de festa.

A semana iniciou-se com o dia da Língua Alemã repleto de ação. O Hino da Europa foi interpretado com muita maestria pela Ana Raquel Alves, acompanhada pelas vozes afinadas do 6ºA e pelos acordes da guitarra elétrica e da viola baixo, respetivamente do professor Agostinho Oliveira e dos alunos Marcelo Malheiro e Maurício Quintela. O Clube de Alemão também desafiou as turmas do 6º ano a porem à prova os seus conhecimentos sobre a cultura -Landeskunde - dos países de língua oficial alemã, através da participação num concurso verdadeiramente empolgante. A finalizar o dia, as pequenas Superstars arrebataram todas as atenções com a sua coreografia energizante.


O dia do Inglês foi enriquecido com o fantástico desfile criativo de chapéus, inspirados na extravagante chapelaria que se pode apreciar nas famosas  corridas de  Ascot, coordenado pela docente Rosa Duarte (EVT) e que consistiu na criação de chapéus com materiais reciclados (em articulação com o projeto eco-escolas) e no seu desfile, realizado pelas nossas alunas que assumiram brilhantemente o papel de modelos. Os alunos puderam ainda assistir a filmes e cartoons e participaram entusiasticamente no quiz sobre a cultura dos países de Língua Inglesa.



Na quarta-feira, decorreu o dia do Francês ao som de músicas e projeção de imagens relativas à cultura francesa. Foi ainda organizado um quiz cultural com a participação ativa dos alunos, que demonstraram os seus conhecimentos nos temas abordados. O momento alto do dia foi a degustação dos crepes a que as professoras de francês já habituaram toda a comunidade escolar e que, mais uma vez, não deixou ninguém indiferente.

Durante o dia do Português decorreu, na biblioteca escolar, o concurso de poesia, subordinado ao tema “União”. Também na biblioteca, à hora de almoço, foi possível usufruir de Delícias Literárias e de Bombons Literários – um momento de leitura dramatizada, realizado pelos alunos dos oitavo, décimo e décimo primeiro anos e que terminou com a distribuição de bombons literários a todos os presentes. No polivalente assistiu-se a um belo momento musical protagonizado por dois alunos do 12ºA – Ana Alves e Diogo Morais e à exposição Poesia Flutuante (trabalho desenvolvido pela docente Catarina Santos, na disciplina de Educação Visual, com os alunos dos 7º anos de escolaridade).

O dia do Espanhol foi repleto de jogos populares do país vizinho, claramente animados pela interpretação de canções espanholas e pela demonstração de dança latina por parte dos discentes. Houve ainda uma degustação de tapas, gomas e da deliciosa tarte de São Tiago.

A Semana da Europa foi ainda solenizada com o almoço típico do país celebrado, proporcionando-se a toda a comunidade escolar a oportunidade de contactarem com diferentes sabores.

Sem comentários: