28 Anos de intercâmbio escolar


De 4 a 11 de junho, decorreu o vigésimo oitavo intercâmbio escolar, atividade inserida na geminação entre Caminha e Pontault-Combault. Este ano foi a vez de Caminha mostrar, mais uma vez, a sua hospitalidade ao acolher um grupo de jovens e professores desta vila/ localidade de França.

Os catorze jovens estudantes ficaram alojados em famílias do concelho que os acolheram como mais um dos seus membros. Por sua vez, as professoras ficaram em casa de colegas portuguesas. Este tipo de acolhimento/alojamento permite uma maior proximidade com a língua e cultura portuguesa, que os jovens pretendem aperfeiçoar, sendo este o principal objectivo da deslocação ao nosso país.

Durante a semana realizaram várias visitas de estudo ao concelho, descobrindo a sua diversidade, a sua história, as suas paisagens, as suas gentes e a sua gastronomia. Alguns jovens participaram na elaboração dos tapetes florais para o dia do Corpo de Deus e, apesar de alguns estragos causados pela chuva noturna, todos puderam apreciar a sua beleza no feriado do dia sete.

Na quarta-feira, visitaram o Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira, onde lhes foi transmitida a importância do rio Minho para a gente ribeirinha, apreciaram as velhas artes de pesca e conheceram o peixe aqui apanhado e consumido. Nesta deslocação, foram presenteados com um passeio na fragata “Rio Minho” onde se salientou o trabalho da Marinha ao serviço das comunidades, e que lhes permitiu descobrir o rio e as suas margens navegando desde Cerveira até Caminha e vice-versa. Também foram a Viana do Castelo, onde ouviram atentamente as explicações dadas pelas professoras sobre os vários conjuntos arquitetónicos da cidade. Visitaram, graças à gentileza do Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia, o interior da Igreja da Misericórdia, que se encontra em obras de restauro, mas onde puderam apreciar, por entre os andaimes, os painéis de azulejos que representam as obras da Misericórdia em dois registos: os espirituais e os corporais.




O grupo deslocou-se também à Cidade Invicta onde realizou um percurso pedestre desde a Torre dos Clérigos, passando pela libraria Lello e pela estação de S. Bento, até à igreja gótica S. Francisco, notável pelo seu conjunto de talha dourada barroca do século XVIII. Visitaram depois o Palácio da Bolsa, considerado um dos mais belos edifícios que o Porto possui e ainda um dos mais ricos de Portugal, sendo um dos salões de visita da cidade onde se desenrolam os mais marcantes acontecimentos sociais, políticos e culturais ligados à vida citadina. Para terminar, percorreram as caves de uma marca conceituada de vinhos do Porto, em Gaia.

Na sexta-feira, último dia útil do intercâmbio, a Escola preparou um jantar convívio onde se juntaram todos os intervenientes: as famílias, os jovens franceses, os jovens portugueses, os professores responsáveis por toda a planificação e concretização do intercâmbio. Também estiveram presentes o vereador Flamiano Martins, representante da Câmara Municipal, que assumiu a parte financeira, e a professora Maria Esteves, Diretora do Agrupamento, que agradeceu o envolvimento e colaboração da comunidade sem a qual estas atividades não se poderiam concretizar.



Todos os objetivos previstos para a atividade foram atingidos: despertar a curiosidade e fomentar o respeito por outras culturas e vivências; criar um espaço de diálogo e encontro entre jovens de duas culturas; aplicar a língua portuguesa em situações reais de comunicação; divulgar a língua e culturas lusófonas.
 
Sendo uma das professoras responsáveis por mais um intercâmbio escolar, quero deixar o meu agradecimento pessoal às minhas colegas de grupo, a toda a Comunidade Escolar, às famílias e à Câmara Municipal, pelo apoio, pelo esforço, pelo carinho e disponibilidade que fizeram deste grande desafio um sucesso.

Caminha, 13 de junho de 2012
                                A professora,
                                                                    Emília Roda

Sem comentários: