Visita do Champimóvel



No período compreendido entre 20 e 28 de fevereiro, a escola sede do nosso agrupamento e, em estreita articulação com a edilidade de Caminha, recebeu o “Champimóvel”, ação implementada pela Fundação Champalimaud, com o objetivo de divulgar junto dos nossos jovens a investigação científica biomédica levada a cabo por esta instituição.
A chegada à nossa escola do camião que transporta o simulador móvel, despertou um enorme interesse e curiosidade nos nossos alunos.

     
Esta ação consiste na apresentação de um conteúdo interativo de formação intitulado “O Futuro da Ciência”, que apresenta um show animado interativo em 4D com cerca de 25 minutos de duração, que transporta os espetadores numa viagem através do corpo humano conduzida pela personagem Champi.
Champi começa por apresentar o mecanismo da visão, seguido da apresentação da célula e do seu material genético, da ação dos vírus, da terapia genética e finalmente das investigações recentes em células estaminais e nanotecnologias. Trata-se pois, de uma apresentação dinâmica e divertida que pretende despertar a curiosidade dos jovens estudantes para os temas científicos.
Todas as turmas do 2º e 3º ciclo, assim como as turmas do Curso Científico–Humanístico de Ciências e Tecnologia do ensino secundário participaram com grande empenho e interesse nesta ação de divulgação científica.


A Fundação Champalimaud elaborou um plano de ação com os seguintes pressupostos: Descentralizar, Aproximar e Abranger. Desta forma, pretendem levar este conteúdo às localidades mais afastadas dos grandes centros urbanos, pretendendo chegar ao maior número possível de escolas do 2º e 3º ciclo de todos os distritos do país.

Sem comentários: