Parlamento dos Jovens


Nos passados dias 5 e 6 de Maio os alunos Daniela Araújo (9ºA), Isabel Ramalhosa (9ºD) e Pedro Silva (9ºD), alunos do básico, acompanhados com a professora Margarida Barbosa, do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, estiveram presentes na Assembleia da República, em Lisboa. Este grupo foi um dos escolhidos para representar o círculo de Viana do Castelo na sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Básico. 

O Parlamento dos Jovens tem como principal objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Este ano, o tema foi “ As drogas  - evitar e enfrentar as dependências”. 
O processo do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico iniciou-se com a inscrição da escola, sessão de esclarecimento com a presença do deputado Jorge Fão, deputado eleito pelo distrito de Viana do Castelo, nascido em Caminha e, que faz parte do corpo docente deste mesmo agrupamento.
Feitas as eleições, os alunos tiveram que conseguir ultrapassar a primeira fase, fase escolar, onde apresentaram as próprias ideias à escola. No final de uma votação, a lista que ganhou ficou constituída por 2 alunos efetivos e uma suplente.
 Uma das alunas ficou indicada como deputada suplente. Estes alunos foram escolhidos numa sessão de discussão entre as duas listas, assim como as ideias que a escola de Caminha iria defender na fase distrital. 
 Na fase distrital, dia 31 de Março, apresentaram as suas ideias e debateram com as restantes 18 escolas do distrito. No final desta fase 4 escolas foram escolhidas para defender as ideias na fase nacional, ideias estas debatidas entre as escolas presentes. Deste debate resultaram as medidas do círculo de Viana do Castelo e que consistiam no seguinte: consistiam na criação de atividades gratuitas, aumento da patrulha nos portos e criação de gabinetes de sensibilização dos alunos, quer na escola, quer no centro de saúde.  
O Agrupamento de Escolas Sidónio Pais foi representado com dois deputados, Daniela Araújo e Pedro Silva e por uma repórter, Isabel Ramalhosa. No dia 5 os alunos de respetivas escolas dirigiram-se num autocarro para Lisboa.
 Na Assembleia da República, os deputados foram divididos em 4 comissões, cada uma com 28 a 34 deputados e com 20 círculos presentes. O círculo de Viana ficou dividido em duas comissões, a 3ª e a 4ª. De cada comissão saíram 5 medidas para serem discutidas na sessão final, em plenário, e 5 perguntas que seriam colocadas aos deputados presentes. A pergunta do círculo de Viana do Castelo foi uma das escolhidas, esta foi perguntada ao deputado do PP e que consistiu em perguntar o “é que o seu partido iria mudar na forma de governação do governo presente”. Antes do jantar foi proporcionado aos deputados, jornalistas e professores um concerto realizado por alunos do 8º ano de uma escola de Música de Rio Tinto.
No dia 6 decorreu a sessão nacional. Começando com as perguntas aprovadas no dia anterior. A que mais se destacou foi questionada por um aluno do círculo do Porto, em que abordava a subida dos salários dos deputados que trabalham 
na assembleia. No final da sessão das perguntas, os jornalistas conseguiram fazer perguntas aos deputados presentes, que representavam os partidos. De seguida, os deputados começaram a debater as 20 medidas que resultaram da sessão do dia anterior em comissão e, numa primeira fase eliminaram 10 medidas ou alteraram outras.
Também foi proporcionado aos alunos jornalistas uma conferência de imprensa, na qual podiam esclarecer as suas dúvidas com o deputado Abel Baptista – presidente da Comissão de educação da Assembleia da República. Decorrido o almoço procedeu-se à votação, concluindo-se os trabalhos com uma síntese das medidas que posteriormente serão debatidas na Assembleia. Nesta fase final do Parlamento de Jovens contou-se com a presença dos “jornalistas” e professores e o deputado Abel Baptista.
No final dos trabalhos, regressamos às diferentes localidades do país. 
Foi uma experiência enriquecedora e a prova de que os adolescentes de hoje se importam com política, com os problemas da sociedade e que acreditam no futuro do seu país. 
Maria Isabel Ramalhosa 9ºD

Sem comentários: