Semana da Europa


A celebração da Semana da Europa, que teve lugar na Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, decorreu este ano entre os dias 5 e 9 de maio, e foi planificada pelos Departamentos de Línguas e de Ciências Sociais e Humanas. 

Com esta atividade, que contou com a articulação de Geografia, História e Geografia de Portugal, Línguas Estrangeiras, Português e o Projeto Eco-Escolas e a participação da turma D do 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, pretendeu-se reforçar os conhecimentos geográficos, históricos, linguísticos e culturais sobre os vários países que compõem a União Europeia e as práticas de relacionamento interpessoal favoráveis ao exercício da cidadania europeia.
Nas várias exposições, foram exibidos os trabalhos dos alunos no âmbito das disciplinas de Geografia, História e Geografia de Portugal e Projeto Eco-Escolas. 
A exposição de “Glöckchen”, iniciativa do Clube de Alemão, deu a conhecer à comunidade escolar a tradição alemã de decorar a árvore de Natal com preciosas miniaturas de sinos, botinhas e bolas em porcelana decorada. 
A semana iniciou-se com a comemoração do dia do Alemão. O grupo de metais, constituído pelos alunos Pedro, Mariana, Mafalda, Ada, Ana e Sara, encantou-nos com o Hino da Europa, que foi seguido por uma dança graciosamente coreografada pelo grupo de dança do Clube, Die Püppchen. As diversas atividades que preencheram este dia estão amplamente documentadas no Blogue do Clube de Alemão. 
O certame continuou com o Dia do Francês que animou a Sala Polivalente com a elaboração e degustação de crepes. A receita apurada destina-se a comparticipar a viagem de estudo a França prevista para o próximo ano letivo.
No dia do Inglês, os alunos, mais uma vez, mostraram-se muito interessados e participativos na resolução do quiz, que este ano incidiu sobre curiosidades da Grã-Bretanha. O momento musical foi preenchido pela guitarra do Xavier Almeida, da Turma B do 9ºano, que tocou vários instrumentais de grupos como Guns N’ Roses e Metallica. 
O momento alto do Dia do Português foi o anúncio do Prémio Especial do Júri ao aluno Eduardo Miguel Porto Costa, do 6º ano, turma D, pela sua brilhante participação no Concurso Uma Aventura Literária 2014. No intervalo das 10 horas, o grupo “Alpaca”, constituído pelos alunos Eva Mina (voz), Miguel Santos (guitarra), Rafael Oliveira (bateria), Miguel Fernandes (guitarra) e Rafael Lages (baixo), atuou perante um público muito entusiasmado. 
A festividade fechou com o do Dia do Espanhol que trouxe ao Polivalente a tradicional animação com a música divertida e o prazer da gastronomia espanhola em forma de tapas.
Nos diferentes dias da semana, os alunos tiveram a oportunidade de degustar um almoço típico de vários países europeus e de participar no concurso Pergunta do Dia sobre cada um deles.

Sem comentários: