Ano letivo 2014|15 arranca com dinamismo

O mês de setembro marcou o arranque do ano letivo 2014-15 no Agrupamento Sidónio Pais, em Caminha. Da receção aos alunos, pais e encarregados de educação, ao envolvimento com a comunidade educativa, o agrupamento fez deste início de ano a matriz de continuidade pedagógica e a valorização da escola no meio.


De forma diferente, alunos e pais foram recebidos com música, alargando o espetro da ação educativa que se faz na multiplicidade das aprendizagens e na articulação institucional. Nas palavras da diretora, professora Maria Esteves, o envolvimento dos alunos no acolhimento dos seus pares expressa a identidade da escola, fazendo desta um elemento de integração. 

Mas a escola, enquanto anfitriã, comprometida com a sociedade local e exemplo de cooperação, não se resumiu a um exercício isolado, tendo antes feito deste início das atividades letivas a oportuna partilha de vivências, bem visível, quer nas reuniões com os encarregados de educação, quer na palestra do atleta Carlos Sá.
Nesta última iniciativa foi marcante perceber como a vida não se define num momento, algo a que os alunos em geral se habituam a entender. De Carlos Sá recolheram a mensagem de perseverança, de estabelecimento de metas, de balanço e redefinição de objetivos, e acima de tudo, como expoente máximo, ficou o registo de que a vontade humana supera muitas adversidades e que o valor do conhecimento é insuperável.
Também na busca de saberes enriquecedores, os alunos do oitavo ano tiveram já a possibilidade de visitar o festival dos jardins, em Ponte de Lima. Enquadrada nos programas curriculares, esta visita procurou estimular as aprendizagens pelo confronto com a realidade. Cores, formas, padrões, natureza, sensações, emoções, interpretação de diferentes realidades são a expressão da tónica vivida durante este dia de exploração e de partilha.
O Agrupamento Sidónio Pais, comprometido com a comunidade e determinado na sua vocação, dará continuidade ao seu projeto educativo, fazendo da sua experiência o motor da ação educativa.

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