Pela saúde e ambiente

 A EBS Sidónio Pais viu esta semana reconhecido o seu empenho no programa Eco-Escolas. O envolvimento dos alunos, a orientação dos docentes e a integração no meio escolar de práticas pedagógicas que valorizem a educação ambiental como elemento de formação das crianças e jovens do agrupamento, têm merecido o reconhecimento pela atribuição da Bandeira verde Eco-Escolas.



Este ano não foi diferente e a EB/S de Caminha foi galardoada, recebendo este símbolo internacional, da responsabilidade da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), no passado dia 15, em Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia). O concelho de Caminha foi igualmente lembrado nesta cerimónia pela presença de um dos trabalhos realizados no ano transato na escola e que ilustra a Torre do Relógio, replicada em materiais reutilizados, num processo que expressa a importância da separação dos resíduos como prática de gestão que é assumida na escola. O projeto Eco-Escolas, na EB/S de Caminha, irá brevemente hastear a bandeira atribuída, assinalando o compromisso pedagógico e institucional que, numa perspetiva de ação continuada, será mantido também ao longo do corrente ano letivo.

O dia de festa para o projeto Eco-Escolas precedeu um dia especial para o grupo de Promoção para a Saúde da EB/S de Caminha. A 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação, envolvendo toda a comunidade escolar, refletindo-se as preocupações e o conhecimento por toda a escola. A importância da alimentação, como paradigma de sobrevivência, mas também como estímulo a uma vida melhor, muito para além da sustentação da vida, promotora de um melhor estado de saúde, configurando-se como elemento de bem-estar pessoal e social, são efetivas preocupações do Agrupamento de Escolas, daí se revestir de particular interesse a comemoração deste dia no espaço escolar. Ao longo da jornada foi possível ver uma roda dos alimentos ao vivo, com produtos reconhecíveis no quotidiano de cada aluno, de cada escola e de muitos lares, fazendo deste ato uma projeção do conhecimento, essencial na decisão do que devemos ingerir.
Também a cantina da escola se aliou a esta ação comemorativa, trazendo à sua ementa os sabores saudáveis e a diversidade alimentar, fazendo do sumo de fruta uma presença que lembra a importância da riqueza organoléptica na alimentação, mas também do contributo para uma saúde melhor, não só pela riqueza vitamínica, como também pelo fornecimento de outros nutrientes necessários ao bom funcionamento orgânico.
A importância da saúde e do ambiente dirige também a preocupação pedagógica para estas temáticas, assumindo-se a certeza de que um conhecimento aprofundado e estimulado permitirá a criação de uma consciência cívica capaz de melhorar a condição de vida de cada um, de forma individual, mas também da própria sociedade, numa ação coletiva. Este é o pensamento que impele os docentes da EB/S de Caminha a seguir com a sua ação educativa, diversificada e enquadrada no ambiente que os acolhe.

Sem comentários: