Feira de São Martinho


No dia 12 de novembro de 2014, a EBS Sidónio Pais comemorou, sob a coordenação do Departamento de Expressões com a colaboração dos Diretores de Turma do Ensino Básico, o Dia de São Martinho realizando a III Feira Tradicional e o Concurso Espírito de S. Martinho, com o objetivo de sensibilizar os alunos para o nosso património cultural e reavivar as tradições populares. Galeria de fotos

A celebração deste dia contou também com o corta-mato escolar e o hastear da bandeira Eco-Escolas. A atividade foi aberta a toda a comunidade que mostrou uma forte recetividade e participação, visitando a nossa feira e envolvendo-se no espírito solidário que pautava a iniciativa. A feira de São Martinho, que se desenrolou na zona de recreio exterior, consistiu na dinamização de bancas preparadas e decoradas para venda de produtos regionais e hortícolas oferecidos pela comunidade escolar, cujos fundos reverteram em cinquenta por cento para a turma para financiamento de visitas de estudo ou aquisição de materiais e cinquenta por cento para um fundo destinado a despesas de alunos carenciados. A iniciativa obteve um êxito assinalável, superando as expetativas.
No concurso “O Espírito de São Martinho”, que consistiu num desafio ao nível estético e sensorial entre as bancas das turmas, foi premiada a turma A do 5ºano e a D do 7º ano por terem proporcionado um ambiente adequado ao tema e dinamizado um espaço que evidenciava o significado de São Martinho
Comemorou-se também o Dia Internacional Eco-Escolas com o hastear da bandeira e com a interpretação do Hino Eco-Escolas, do nosso agrupamento.Este projeto que encoraja ações e reconhece o trabalho desenvolvido pela escola em benefício do ambiente, tem permitido que se caminhe rumo ao desenvolvimento sustentável, respeitando o ambiente e contribuindo para uma melhoria global do ambiente da Escola e da Comunidade.

A celebração do magusto realizou-se no final da manhã com a distribuição de castanhas assadas e com o convívio entre toda a comunidade escolar. Por último, foram entregues os prémios do concurso “O Espírito de São Martinho” e do corta-mato escolar aos respetivos vencedores, que merecem as melhores felicitações, assim como toda a comunidade escolar que garantiu o sucesso desta atividade.


 

Sem comentários: