Dia Mundial de luta contra a Sida | Teatro Valadares



 No âmbito da comemoração do Dia Mundial de Luta Conta a Sida, a EB/S de Caminha esteve presente no Teatro Valadares no passado dia 29 de Novembro. Respondendo afirmativamente ao desafio lançado pelo Centro de Atendimento Psicossocial VIH/SIDA do GAF, várias entidades do concelho uniram-se e fizeram deste ato comemorativo um momento de expressão da criatividade, que faz da arte uma área tão especial para a intervenção e a difusão de mensagens. 

 Do agrupamento de Caminha contaram-se duas subidas a palco, participando nelas alunos do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Num primeiro momento, e abrindo o espetáculo, coube ao 8ºano desta escola encenar “Para, Escuta e Olha”, sob a orientação do professor Fernando Borlido. Neste trecho de expressão dramática projetou-se a imagem apressada de quem cresce, ignorando tantas vezes a necessidade de abrandar o ritmo, pensando nas decisões, nas influências do grupo, nas estratégias de afirmação que confinam tantos jovens ao risco. 
 Mas ficou também o registo do papel da sociedade e da família, nem sempre desperta para os sinais e sem a disponibilidade necessária para acompanhar, lado alado, os adolescentes e jovens, que não crescem por teimosia, mas tão só porque esse é um processo intrínseco à condição humana. A música, a expressão corporal, as palavras, foram elementos emblemáticos de tantos momentos facilmente reconhecidos do quotidiano juvenil, das vivências da rua, da escola, ou da casa de qualquer um de nós. Num segundo momento, foram os alunos do 12ºano a apresentar um teatro, inspirado no livro “A Lua de Joana”. A peça "O mal só (não) acontece aos outros", transportou a plateia para a dicotomia dos saberes e das práticas, tantas vezes de costas voltadas. Por ações irrefletidas, por se ignorar a atenção devida, o dito “mal” acaba por cair nas mãos de quem o julgou possível apenas aos outros.

Este ato comemorativo contou, para além do Agrupamento de Escolas de Caminha (Agrupamento Sidónio Pais), com a colaboração da Câmara Municipal de Caminha, Orfeão de Vila Praia de Âncora, Shool Dance, Ancorensis, Jucaminha e do Grupo de Autoajuda do GAF.
 A EB/S de Caminha, ecoando o trabalho pedagógico que realiza, e que contribui para fazer da escola pública um patamar de intervenção privilegiado junto dos adolescentes e jovens, reconhece a importância de lembrar datas relevantes na concretização do seu próprio projeto educativo, onde a educação sexual, num plano alargado de promoção da saúde, é uma prioridade. Desta forma, não só se aliou ao ato comemorativo, como procurou, no seu envolvimento, afirmar a importância e a relevância da sua ação, e da própria comunidade educativa que corporiza o espetro de influência da escola.

Sem comentários: