Educação para a Saúde

Na sequência do Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar, a EB/S de Caminha promoveu uma visita à Unidade de Saúde Familiar do Concelho de Caminha, vulgo Centro de Saúde. Este espaço de interação institucional tem sido seguido numa perspetiva de cooperação e qualidade na abordagem temática, promovendo o contacto estreito entre utentes e serviços, trabalhando numa efetiva consciência que crie nos alunos, cidadãos plenos, um saber estar e agir no domínio da saúde sexual e reprodutiva com reflexos no equilíbrio social. 

Desta feita coube aos alunos da turma VEAC (Curso Vocacional de Eletrónica, Automação e Computadores), acompanhados pelos professores Emília Roda e Nelson Pereira, a deslocação a esta unidade de saúde, depois da experiência com outras turmas. 
Recebidos pela enfermeira Carla Viseu, os alunos tiveram a oportunidade de ver as suas dúvidas esclarecidas, confrontar as suas conceções com os conhecimentos técnicos na área da saúde, conhecer meios e técnicas adstritas ao planeamento familiar e às doenças/infeções sexualmente transmissíveis, terminando com o conhecimento das valências desta unidade, em particular nas disponibilidades para o apoio aos jovens nesta área de intervenção.
Com mais esta iniciativa, a EB/S de Caminha prossegue na construção de uma educação transversal aos domínios de saber, respondendo às necessidades prementes dos jovens que educa, contribuindo para uma ação pedagógica preventiva e promotora de uma sociedade mais esclarecida.

Sem comentários: