Semana da Europa

A semana da Europa, iniciativa enquadrada na comemoração do Dia da Europa, decorreu de 4 a 8 de maio no Agrupamento de Escolas Sidónio Pais (AESP). Manifestando a dimensão europeia nas práticas letivas, para além das referências iconográficas exibidas no polivalente da escola, reveladoras da identidade nacional deste espaço geográfico, a EBS Sidónio Pais dedicou especial atenção aos países cujo idioma é lecionado na escola. 

Assim, sob a responsabilidade dos diferentes grupos disciplinares, promoveu-se a animação do espaço escolar em português, francês, inglês, espanhol e alemão, atravessando áreas de expressão cultural, artística e gastronómica, associando a cantina escolar a este evento.

A integração no quotidiano da escola da semana da Europa visa a valorização das aprendizagens que se desenvolvem ao longo do ano, no espaço das diversas disciplinas, em particular no domínio linguístico, estimulando a participação ativa dos alunos, elevando o seu contributo na prossecução dos valores culturais que fazem da ação pedagógica a razão maior da vida escolar. A articulação com os grupos de docência e com o projeto Eco-Escolas mostrou a unidade na ação e a capacidade de intervenção educativa na sua expressão coletiva.

Antecedendo um dos símbolos europeus, o Dia da Europa, que se celebra a 9 de maio, o AESP estendeu este ato comemorativo por toda a semana, na certeza de que a criação de um ambiente diferente, numa atmosfera de identidade europeia, contribuiu para fazer da escola em espaço de conhecimento dinâmico, marcando positivamente o percurso escolar dos seus alunos.


Sem comentários: