Peace Run

A oportunidade gerada pela passagem no concelho de Caminha da corrida mundial pela paz foi recebida com entusiasmo pelo Agrupamento de Escolas Sidónio Pais. Associando-se ao evento, alunos de todos os ciclos de ensino marcaram presença, recebendo a tocha em mãos, acompanhando o acolhimento do município de Caminha. 

A carga emotiva que ecoa da justeza e nobreza desta iniciativa, ao qual não é alheia a lista de individualidades que já receberam esta mesma tocha em mãos, de Nelson Mandela ao Papa Francisco, esteve bem presente em todo o trecho da corrida que fez da vila de Caminha o ponto de chegada de mais uma etapa nesta longa caminhada pelo mundo.
O AESP procurou na sua participação valorizar e apoiar o esforço destes defensores e promotores da paz, corporizando o acolhimento concelhio, enfatizando a importância do envolvimento coletivo no exercício de cidadania, em particular na defesa dos valores basilares do humanismo, medido no respeito pela condição humana, nos termos inspiradores das convenções internacionais que determinam o direito à paz como um direito consagrado.
A ação pedagógica intrínseca a esta participação contribuiu para o crescimento integral das crianças e jovens estudantes do agrupamento, levando à reflexão sobre o espaço que a paz ocupa no dia a dia de cada um, da família à escola, do país ao mundo inteiro.
A ação educativa do AESP enraíza-se nas particularidades e nas oportunidades da agenda da comunidade, encontrando pontos de referência nas aprendizagens facultadas nos diferentes domínios disciplinares. 
Esta é a capacidade de agir na gestão curricular local, nas responsabilidades institucionais e na construção de uma consciência cívica, que operacionaliza competências e saberes, capaz de uma cidadania ativa consolidada nas aprendizagens oferecidas pela escola, elemento público de referência na sociedade.



Sem comentários: