Tradições locais e a vida comunitária

A escola pública em Caminha e Vila Praia de Âncora promoveu a valorização pedagógica da identidade local pela recriação da desfolhada e pela visita ao forno comunitário de Riba de Âncora.
O dia Mundial do Turismo e a oportunidade temporal das colheitas levaram o Agrupamento de Escolas a fazer do Vale do Âncora o espaço das memórias, das tradições e das ligações entre as gentes, numa real participação da comunidade que se afirma ativa no território. A experiência levada aos alunos mais jovens, do pré-escolar e do primeiro ciclo, bem como dos alunos de currículo específico individual (CEI), para além do valor cultural de que se reveste, estimulou saberes e competências que ecoam de toda a sabedoria de gerações e que permitirão perpetuar o conhecimento tido e usado nas mais elementares, mas basilares, atividades do quotidiano do vale do Âncora.
Ao Forno Comunitário de Riba de Âncora, um núcleo museológico de relevo neste vale e no concelho de Caminha, chegaram todos os alunos da Escola Básica de Seixas, acompanhados e acolhido pelos colegas do 4º ano da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora. Da visita realizada sobrou o encanto do local, a arte e a ciência dos fluxos da água e da transformação de energia, ao que se somou os “Saberes e sabores no Forno Comunitário de Riba de Âncora”, um workshop apoiado pela junta de Freguesia de Riba de Âncora que permitiu explorar a tradicional forma de produzir a broa de milho, degustada no doce do mel que por estas paragens também se produz. 
Da desfolhada fica a imagem única de uma eira implantada na EBS do Vale do Âncora. Animação, trabalho, trajes, dizeres, materiais, tudo ganhou vida na escola, junto dos alunos do Jardim de Infância de Vila Praia de Âncora, do 3º ano da Escola Básica do Vale do Âncora e dos alunos CEI do agrupamento. O valor maior deste reviver da tradição ficará no encanto dos olhares, nos sorrisos leves e no toque curioso, próprio de alunos ávidos de conhecimento, na guarida da escola que responde com a comunidade, com as suas experiências e o seu conhecimento, ao compromisso de educar, além de ensinar.
Com estas atividades se encerrou o mês de setembro, marcando a entrada no outono, época de outras belezas, costumes e sabores, e que no vale do Âncora, como no do Coura-Minho, deixam o Verão com um convite a encontrar nas restantes estações o que de tão bom acontece por estas paragens. Assim é no Agrupamento de Escolas, em Caminha e em Vila Praia de Âncora. 





JCR | GabCom AESP

Sem comentários: