Cantar as Janeiras

A época e a tradição que a ela se une levaram o núcleo de Educação Especial da escola sede do Agrupamento de Escolas a dar continuidade às Janeiras, cantadas pela vila de Caminha, no percurso das ruas e das casas. 

Esta atividade envolve, anualmente, alunos inseridos na medida CEI (Currículo Específico Individual) e é por eles aguardada com alegria e entusiasmo. Mas este ano houve razões de maior vontade na afinação da canção. As Janeiras são parte de um projeto mais amplo, contribuindo, pecuniariamente, para a sua concretização, engrossando o conjunto de contributos que, seguramente, irão fazer com que o projeto “O Pedro tem uma mala… onde vamos?” possa ser concluído com sucesso. Este projeto prevê uma viagem, pensada num destino que se entregue à experiência de dormir fora da casa habitual, longe do espaço conhecido de todas noites, na aventura dos sonhos e na alegria de conhecer outros lugares. 
A mala que tem o Pedro é o motor desta viagem, mas o destino será ditado pela angariação dos recursos necessários, e as Janeiras foram mais um passo nesta iniciativa, encorajando os alunos a prosseguir no seu trabalho e na determinação que os levará ao objetivo final.
O plano de ação na promoção da autonomia e na capacidade de concretização de projetos comuns sai assim reforçado com mais esta iniciativa que aproxima a comunidade e a escola.


JCR | GabCom AESP

Sem comentários: