Paris

O Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha promoveu uma visita de estudo a Paris, dirigida aos alunos da disciplina de Francês que este ano concluem o 3º Ciclo do Ensino Básico.
Sob a coordenação da docente Emília Roda, sessenta e quatro alunos do nono ano, tanto a frequentar a escola sede em Caminha, como a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, tiveram assim a oportunidade de confrontar parte dos seus saberes com as necessidades inerentes ao contexto real, completando o conhecimento com a informação que só com este tipo de experiência é possível obter.
Com um cenário branco a marcar a capital francesa, entre os dias 9 e 12 de fevereiro Paris foi, para estes alunos, o local ideal para garantir um programa amplo, intenso e promotor da aquisição de competências e saberes. O Museu do Louvre foi a primeira visita a que se seguiram tantas outras. Neste Museu, em visita orientada, foi possível ver bem de perto obras tão emblemáticas como a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo ou a Mona Lisa, respirando-se e apreciando-se o peso da cultura que ali se testemunha. Mas conhecer Paris noutras dimensões foi também um objetivo claro desta visita, por isso não se poderia encerrar o dia sem uma visita pelas ruas da cidade, com o brilho das luzes que à noite se acendem. E esse caminho permitiu entrar no Hard Rock Café e percorrer diversas avenidas emblemáticas da cidade. Mas se o passeio noturno de autocarro foi mote para sentir a cidade no seu quotidiano, já a visita guiada diurna permitiu destacar pontos de interesse e de valor histórico que são referência para a França mas que igualmente se confrontam com as aprendizagens dos alunos à disciplina que enquadrou, pedagogicamente, esta visita. A expressividade, conhecimento e eloquência das guias prendeu a atenção dos alunos e entusiasmou à viagem até Versalhes, para visitar o Château real, historicamente marcante para os franceses, mas que não é indiferente ao resto do mundo.
Mas a Paris calcorreada no seu berço, do quilómetro zero às portas de Notre Dame, passando pela primeira residência real, chegando até à famosa Sorbonne, sem esquecer o Hôtel de Ville de Paris, foi também uma experiência vivida por este grupo de alunos que percebeu a importância da Île de la Cité e das pontes que a ligaram ao resto do território, como a Pont Neuf, que preserva o nome deste que substituiu as antigas pontes medievais.
Por oposição arquitetónica houve ainda a oportunidade de visitar o bairro de La Defense, modelo paradigmático de uma nova cidade, erguida na modernidade do vidro e na presença das grandes torres.
Mas os bairros caraterísticos da cidade não se completariam sem a visita a Montmartre, ao Sacré Couer e à famosa Place du Tertre. Das ruas que marcam os espaços por onde tantos artistas e intelectuais cruzaram a sua arte com a inspiração, da beleza dos locais e da magia retida nas imagens que ficam hoje na memória de todos, faltava apenas a ver toda a cidade com o distanciamento da altura. E isso também aconteceu com a subida à Torre Eiffel, numa noite fria mas com muita visibilidade, mesmo no terceiro andar. Como que bafejados por um toque especial, à descida, no segundo andar, surge um nevão, tornando o momento ainda mais especial.
Com 25 anos de atividade, a Disneyland Paris é também um ícone da cidade, mesmo que localizada em Marne-la-Vallé, arredores de Paris. Por isso a viagem não poderia terminar sem um dia passado na alegria do imaginário e na divertida animação da aventura. Um dia de risos e de encantos que se estendeu até ao último minuto, ao último foguete do maravilhoso espetáculo de pirotecnia, som, luz e imagem com que se faz o encerramento do parque.
Foram quatro dias intensos, formativos e que testemunham a entrega do agrupamento e dos seus docentes à promoção das melhores experiências e das melhores aprendizagens, em diferentes dimensões.









JCR | GabCom AESP

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