O Agrupamento de
Escolas do concelho de Caminha promoveu uma visita de estudo a Paris, dirigida
aos alunos da disciplina de Francês que este ano concluem o 3º Ciclo do Ensino
Básico.
Sob a coordenação da docente Emília Roda, sessenta e quatro alunos do
nono ano, tanto a frequentar a escola sede em Caminha, como a Escola Básica e
Secundária do Vale do Âncora, tiveram assim a oportunidade de confrontar parte
dos seus saberes com as necessidades inerentes ao contexto real, completando o
conhecimento com a informação que só com este tipo de experiência é possível
obter.
Com um cenário
branco a marcar a capital francesa, entre os dias 9 e 12 de fevereiro Paris
foi, para estes alunos, o local ideal para garantir um programa amplo, intenso
e promotor da aquisição de competências e saberes. O Museu do Louvre foi a
primeira visita a que se seguiram tantas outras. Neste Museu, em visita
orientada, foi possível ver bem de perto obras tão emblemáticas como a Vitória
de Samotrácia, a Vénus de Milo ou a Mona Lisa, respirando-se e apreciando-se o
peso da cultura que ali se testemunha. Mas conhecer Paris noutras dimensões foi
também um objetivo claro desta visita, por isso não se poderia encerrar o dia
sem uma visita pelas ruas da cidade, com o brilho das luzes que à noite se acendem.
E esse caminho permitiu entrar no Hard Rock Café e percorrer diversas avenidas
emblemáticas da cidade. Mas se o passeio noturno de autocarro foi mote para
sentir a cidade no seu quotidiano, já a visita guiada diurna permitiu destacar
pontos de interesse e de valor histórico que são referência para a França mas
que igualmente se confrontam com as aprendizagens dos alunos à disciplina que
enquadrou, pedagogicamente, esta visita. A expressividade, conhecimento e
eloquência das guias prendeu a atenção dos alunos e entusiasmou à viagem até
Versalhes, para visitar o Château real, historicamente marcante para os
franceses, mas que não é indiferente ao resto do mundo.
Mas a Paris
calcorreada no seu berço, do quilómetro zero às portas de Notre Dame, passando
pela primeira residência real, chegando até à famosa Sorbonne, sem esquecer o
Hôtel de Ville de Paris, foi também uma experiência vivida por este grupo de
alunos que percebeu a importância da Île de la Cité e das pontes que a ligaram
ao resto do território, como a Pont Neuf, que preserva o nome deste que
substituiu as antigas pontes medievais.
Por oposição
arquitetónica houve ainda a oportunidade de visitar o bairro de La Defense,
modelo paradigmático de uma nova cidade, erguida na modernidade do vidro e na
presença das grandes torres.
Mas os bairros
caraterísticos da cidade não se completariam sem a visita a Montmartre, ao
Sacré Couer e à famosa Place du Tertre. Das ruas que marcam os espaços por onde
tantos artistas e intelectuais cruzaram a sua arte com a inspiração, da beleza
dos locais e da magia retida nas imagens que ficam hoje na memória de todos,
faltava apenas a ver toda a cidade com o distanciamento da altura. E isso
também aconteceu com a subida à Torre Eiffel, numa noite fria mas com muita visibilidade,
mesmo no terceiro andar. Como que bafejados por um toque especial, à descida,
no segundo andar, surge um nevão, tornando o momento ainda mais especial.
Com 25 anos de
atividade, a Disneyland Paris é também um ícone da cidade, mesmo que localizada
em Marne-la-Vallé, arredores de Paris. Por isso a viagem não poderia terminar
sem um dia passado na alegria do imaginário e na divertida animação da
aventura. Um dia de risos e de encantos que se estendeu até ao último minuto,
ao último foguete do maravilhoso espetáculo de pirotecnia, som, luz e imagem
com que se faz o encerramento do parque.
Foram quatro
dias intensos, formativos e que testemunham a entrega do agrupamento e dos seus
docentes à promoção das melhores experiências e das melhores aprendizagens, em
diferentes dimensões.
JCR | GabCom AESP
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