Concretizada numa maratona de 5 horas de rádio, transmitidas a partir de Ponteume (Galiza) e de Afife (Portugal), envolvendo alunos da ESO e Bacharelato do Instituto de Ensino Secundário (IES) de Breamo de Pontedeume e alunos do Jardim de Infância de Vila de Praia de Âncora e da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, resultou num evento de elevado rigor técnico e de dimensão internacional, com uma mobilização de recursos muito significativa. O auditório do Instituto Eumés (Galiza) e os estúdios da Rádio Popular Afifense (Portugal) foram o cenário de um programa conjunto, transmitidos pelos meios próprios das rádios e retransmitidas através do portal “ESCOLAS NAS ONDAS” (www.escolasnasondas.com).
Transversal a diversas temáticas, com enfoque especial para desporto, respondendo ao tema associado a esta comemoração – O Mundo do Desporto e a Rádio – tanto do lado português como do lado Galego foi evidente a preparação pedagógica e o envolvimento das comunidades. A partir de Afife, pelas 09:00H, dando continuidade à emissão iniciada às 08:00H na vizinha Galiza, os microfones e as câmaras desta estação deram voz e imagem às crianças do Jardim de Infância de Vila Praia de Âncora que partilharam conhecimento sobre o maravilhoso mundo das ervas aromáticas e a sua importância na vida quotidiana dos seres humanos, expressando a ação educativa promovida no jardim. Seguiu-se o Desporto, quer o escolar, quer o municipal, e ainda a tradição cultural da Serração da Velha, trazendo à antena outros intervenientes, como o Sr. Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Rui Lages, a coordenadora do Desporto Escolar, Isabel Sousa, atletas, alunos e educadoras, em entrevistas geridas pelos alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Turismo, da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.
O passado de trabalho no Ponte nas Ondas, envolvendo o agrupamento sediado em Caminha, trouxe ainda velhas memórias que marcam uma eterna saudade da docente Filomena Cruz, de quem a comunidade escolar de Caminha se despediu no ano 2017. E as lembranças chegaram do Centro Escolar de Sangriñas, A Guarda, por docentes galegos com quem a professora Filomena Cruz colaborou ao longo de anos no Ponte nas Ondas. E este registo de um desempenho singular, entrega pedagógica e sensibilidade nas relações humanas e institucionais, que nos recordam a sorridente Filomena, e que são afinal caraterísticas fundamentais para a promoção do património cultural dos povos e razão objetiva deste projeto, viu-se de novo na participação das crianças e jovens que desde de Afife, atravessando as linhas tecnológicas das redes sociais, chegaram ao Mundo, estabelecendo pontes que nos identificam, nos unem e nos afirmam no espaço do conhecimento.
JCR | GabCom AESP
Sem comentários:
Enviar um comentário