Ponte nas Ondas

O Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha participou, no âmbito da parceria Ponte nas Ondas, na comemoração do Dia Mundial da Rádio, decorrida no passado dia 21 de fevereiro.
Concretizada numa maratona de 5 horas de rádio, transmitidas a partir de Ponteume (Galiza) e de Afife (Portugal), envolvendo alunos da ESO e Bacharelato do Instituto de Ensino Secundário (IES) de Breamo de Pontedeume e alunos do Jardim de Infância de Vila de Praia de Âncora e da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, resultou num evento de elevado rigor técnico e de dimensão internacional, com uma mobilização de recursos muito significativa. O auditório do Instituto Eumés (Galiza) e os estúdios da Rádio Popular Afifense (Portugal) foram o cenário de um programa conjunto, transmitidos pelos meios próprios das rádios e retransmitidas através do portal “ESCOLAS NAS ONDAS” (www.escolasnasondas.com).
Transversal a diversas temáticas, com enfoque especial para desporto, respondendo ao tema associado a esta comemoração – O Mundo do Desporto e a Rádio – tanto do lado português como do lado Galego foi evidente a preparação pedagógica e o envolvimento das comunidades. A partir de Afife, pelas 09:00H, dando continuidade à emissão iniciada às 08:00H na vizinha Galiza, os microfones e as câmaras desta estação deram voz e imagem às crianças do Jardim de Infância de Vila Praia de Âncora que partilharam conhecimento sobre o maravilhoso mundo das ervas aromáticas e a sua importância na vida quotidiana dos seres humanos, expressando a ação educativa promovida no jardim. Seguiu-se o Desporto, quer o  escolar, quer o municipal, e ainda a tradição cultural da Serração da Velha, trazendo à antena outros intervenientes, como o Sr. Vereador  do Desporto da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Rui Lages, a coordenadora do Desporto Escolar, Isabel Sousa, atletas, alunos e educadoras, em entrevistas geridas pelos alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Turismo, da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora. 
O passado de trabalho no Ponte nas Ondas, envolvendo o agrupamento sediado em Caminha, trouxe ainda velhas memórias que marcam uma eterna saudade da docente Filomena Cruz, de quem a comunidade escolar de Caminha se despediu no ano 2017. E as lembranças chegaram do Centro Escolar de Sangriñas, A Guarda, por docentes galegos com quem a professora Filomena Cruz colaborou ao longo de anos no Ponte nas Ondas. E este registo de um desempenho singular, entrega pedagógica e sensibilidade nas relações humanas e institucionais, que nos recordam a sorridente Filomena, e que são afinal caraterísticas fundamentais para a promoção do património cultural dos povos e razão objetiva deste projeto, viu-se de novo na participação das crianças e jovens que desde de Afife, atravessando as linhas tecnológicas das redes sociais, chegaram ao Mundo, estabelecendo pontes que nos identificam, nos unem e nos afirmam no espaço do conhecimento.




JCR | GabCom AESP

Sem comentários: