25 Abril

A Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora celebrou os 44 anos do 25 de abril com intensa atividade e envolvimento de professores e alunos de todos os ciclos de ensino. 

O recinto polivalente da escola foi o palco central escolhido para uma ação conjunta, dominada pela música, enquadramento temático áudio e vídeo, poesia, grafismo e história, resultante de uma parceria alargada que integrou a Biblioteca Escolar, alunos do 8º B e 8ºD e os docentes Maria João Gomes, Maria José Moreira, Anabela Sampaio, Catarina Rocha, Fernando Borlido, Luís Braga e Joaquim Celestino Ribeiro.
Com três sessões diferenciadas por ciclos, foi possível trazer para o quotidiano dos alunos, pela expressão artística, a realidade vivida antes, durante e depois do 25 de abril de 1974. 
As canções que marcam a revolução, a poesia de José Carlos Ary dos Santos, dita e encenada, a história dos cravos, as imagens dos cartazes da época, as palavras de ordem, entre outros, foram ações relevantes nas comemorações decorridas na manhã do dia 24 último, perdurando durante todo o dia na memória dos alunos, particularmente dos mais novos, registando o contributo desta iniciativa escolar na promoção do conhecimento. 
Cumprindo a sua função educativa, a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, pelo seu envolvimento e ação pedagógica, protagonizou um exercício de memória coletiva, cultivando nos alunos o interesse pela História do seu país, dando-lhes o saber que os define e os identifica enquanto cidadãos ativos e informados.











Sem comentários: