O Pedro tem uma mala... Onde vamos?

Partindo de uma narrativa real, que alia a vontade de viajar ao percurso dos sonhos, das vontades e dos caminhos que nos confrontam com a realidade humana, a sua beleza, a simplicidade do seu pensamento e a emoção contida de perceber a importância de aprender, ensinando a ser, vivendo feliz e em paz, deu-se o mote para um espetáculo que mobilizou a comunidade e preencheu cada lugar do Teatro Valadares, em Caminha. 

Com uma preparação laboriosa, dilatada no tempo, os protagonistas foram atores, cantores, encenadores, criadores cénicos, produtores de adereços, entre tantas outras funções que resultaram num momento único onde tudo se conjugou para, no fio da história, dar sentido a toda uma ação pedagógica que enraíza a inclusão no quotidiano escolar. 
Ter uma mala de viagem é um ponto de partida para encher a vida de saberes, abri-la com conhecimento e transportá-la com competência. E para isso está a escola e os seus agentes, e particularmente os professores, que sabem, na ação pedagógica, orientar para a autonomia e para a afirmação da igualdade na diferença. 
É esta a memória que sobreviverá do dia 13 de maio de 2018, o dia da viagem de todos os Pedro que anseiam ter uma mala pronta para partir, pronta para receber e pronta para partilhar.





Sem comentários: