Escola Inclusiva | O Pedro tem uma mala... Onde vamos?

A escola inclusiva materializou-se no projeto O Pedro tem uma mala… onde vamos? No Agrupamento de Escolas sediado em Caminha, ao longo do ano letivo foi estruturada uma sequência pedagógica de atividades que responderam ao sonho de uma viagem, cujo ponto de partida era a existência de uma mala.

Não só a literalidade da viagem e dos recursos necessários à mesma mereceu atenção, mas também a exploração criativa dos saberes e da construção de conhecimento, confrontando-o com a vida em comunidade, na realidade da autonomia como elemento fundamental de vida de todos os cidadãos, foi trabalho, na esteira da ação pedagógica docente. 
A fluidez dos saberes, vividos na criatividade, foi já mote de notícia pelo espetáculo que subiu a palco no Teatro Valadares, merecendo o reconhecimento de toda a comunidade. Mas nos passados dias 5 e 6 de junho a experiência pedagógica acumulou outra dimensão: A viagem.
Explorando locais próximos, preenchendo a lacuna da descoberta, da exploração de novos territórios, da partilha em turma, dos transportes, da acomodação, da restauração, dos museus, entre outros, estes alunos, acompanhados pela equipa de professores, determinada e empenhada no projeto, viveram dois dias de intensa riqueza de momentos que se perpetuarão na memória de todos.
De Viana do Castelo a Vila Nova de Cerveira, da Pousada da Juventude ao Aqua Museu, da Biblioteca Municipal às praças e paisagens, toda a beleza da aprendizagem se uniu à alegria do sentir, no jogo das emoções que enquadram a felicidade.
Com o término deste projeto, o Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha afirma a nova realidade da escola inclusiva, pensada na autonomia e na escola como espaço de realização de sonhos.







Sem comentários: