Escola e Comunidade | XXVI Arraial Minhoto

No âmbito da 26ª edição do Arraial Minhoto, o Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha, englobando a dimensão territorial dos vales do Âncora e do Coura-Minho, esteve envolvido num conjunto alargado de atividades que se estenderam por mais de um mês, iniciando em junho, com a II Festa do Livro de Caminha, e terminando em julho, com a Festa do Diploma. Galeria

Com parcerias consolidadas, este foi um tempo de participação coletiva que percorreu espaços territoriais de conhecimento diversos, evidenciando a multiplicidade da ação pedagógica da escola, mercê da entrega absoluta do corpo docente e não docente do agrupamento, vinculado ao compromisso e ao crescimento harmonioso das crianças e jovens do concelho de Caminha.
O Arraial Minhoto é uma iniciativa do Agrupamento de Escolas, contando, ao longo dos anos, com o apoio do Município de Caminha, que anima a comunidade escolar e que promove na população em geral momentos que abraçam domínios culturais, artísticos, desportivos, comemorativos, pedagógicos e formativos, num programa que se constrói a partir do trabalho e dos interesses próprios dos alunos, atendidos e estimulados pela escola, sob a supervisão pedagógica dos seus professores. No entanto, é também uma realização integradora do movimento associativo e dos órgãos de administração territorial, bem clara nos eventos que ao longo dos dias e semanas foram decorrendo.
O interesse da leitura e dos livros, elemento de estímulo do saber, marcou a II Festa do Livro de Caminha, seguido-se a celebração do Dia Mundial da Criança, envolvendo todo o Agrupamento, com dois momentos altos, um decorrido na Mata do Camarido, e outro na praia, em Vila Praia de Âncora, comemorando em festa a segurança e o conforto de crescer num ambiente respeitador da condição de cada criança, para o qual contribui a ação do Agrupamento de Escolas. 
O Baile de Finalistas, vivido na intensidade frenética das emoções que manifestam a felicidade oferecida pela concretização de mais uma etapa, mas que não ignoram a despedida que se avizinha, foi mais um evento do programa do XXVI Arraial Minhoto que mereceu uma atenção especial, particularmente pela saudade antecipada, visível nos alunos que se despedem da escola que os acolheu durante 12 anos.
Num registo de reconhecimento da preponderância da Escola no domínio do saber, o XXVI Arraial Minhoto integrou ainda a inauguração da Escultura do Ensino e do Conhecimento, da responsabilidade da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Caminha e Vilarelho e da autoria de Sérgio Coutinho, docente deste agrupamento de escolas.
Não descurando a oportunidade, houve ainda lugar à Mostra de Trabalhos dos alunos do Curso de Artes e de Educação Visual, patente na Galeria Caminhense, à edição de 2018 do Caça Talentos, decorrida no Pavilhão Municipal de Caminha, e ainda ao Concerto de Verão, realizado no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, organizado pela Universidade Sénior do Rotary Club de Caminha.
No plano desportivo, decorreram ainda o Torneio de Xadrez, na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, em Vila Praia de Âncora, e os torneios de Ténis de Mesa, Badminton e Tribola, na Escola Sede do Agrupamento, em Caminha.
O XXVI Arraial Minhoto foi marcado igualmente pela abertura de portas da escola sede, em Caminha, na tradição acumulada ao longo dos anos. O Arraial, de índole manifestamente recreativa e festiva, trouxe ao espaço da escola os cheiros e os sabores da época e da identidade popular nacional. Na animação, os valores da etnografia, das danças e dos cantares, não se ignorando o baile e o fogo de artifício.
E porque a escola se constrói na sua experiência passada, projetando o futuro, mais dois momentos marcaram o XXVI Arraial Minho – a Escola Aberta e a Festa do Diploma. O primeiro, acolhendo os alunos que terminam a frequência do Jardim de Infância, em Vila Praia de Âncora, e aqueles que ingressam no 5º ano, em Caminha. O segundo, reconhecendo os alunos finalistas no ano letivo anterior, lembrando que a escola será sempre parte da sua vida.
A 26ª edição do Arraial Minhoto, marcou de forma ativa o município de Caminha, testemunhando a dinâmica pedagógica do Agrupamento de Escolas do concelho. As realidades, os progressos, os sucessos, os projetos, as valências, e a unidade de todo o Agrupamento foram, desta forma, colocados à disposição da comunidade, observando-se a capacidade de realização e o trabalho colaborativo que une as instituições, enfatizando-se o reconhecimento do papel dos alunos, objetos da ação de todas as escolas do Agrupamento.

Sem comentários: