Barcos de Lata

No passado dia 29 de novembro a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora deu continuidade ao projeto Nosso Mar, confrontando os alunos com a realidade do que era ser criança em Vila Praia de Âncora no tempo dos avós.
À escola veio Celestino Ribeiro, nascido e criado na classe piscatória da vila, a quem coube partilhar histórias de mar, mas também as brincadeiras que em terra nunca perdiam a referência do oceano.
Ao entusiasmo aguçado e vivaz dos alunos dos 7°A, 8°A e 11°A foi correspondendo Celestino Ribeiro, concorrendo para o enquadramento curricular disciplinar de História A e Educação Visual, sob a responsabilidade das docentes Isabel Ruivo e Albertina Barbeitos.
Como corolário deste envolvimento da comunidade no projeto Nosso Mar, muito para além das imagens do passado e das estórias que fazem a História de uma terra virada ao mar, estes alunos, em duas sessões, testemunharam, e assim, pela observação, aprenderam a construir os barcos de lata que eram os brinquedos comuns das crianças de outrora.
Após o corte, e ao som do martelo, dobrando, quinando manualmente uma lata desperdício, surgiu um barco, tão real e tão semelhante que prova a criatividade e capacidade de concretização manual que as crianças tinham neste rincão do mundo. Agora será a vez dos alunos, replicando esta construção tantas vezes quantas o número de alunos que assistiram. 
Todos os trabalhos, bem como as experiências enriquecedoras em torno do mar, serão partilhadas com a comunidade, num evento comemorativo do dia europeu do mar e da Marinha Portuguesa que, em parceria com a Câmara Municipal de Caminha e outras entidades locais, terá lugar no Forte da Lagarteira a 20 de maio próximo.







Sem comentários: