PROSEPE

A 30 de novembro último, no enquadramento do Programa de Sensibilização e Educação da População Escolar (PROSEPE), em articulação com o programa Eco-Escolas, numa ação concertada com a Câmara Municipal de Caminha, os alunos do 8º ano da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora realizaram uma plantação de árvores.

O local escolhido para o desenvolvimento desta atividade foi a zona envolvente ao Dólmen, na Quinta da Barrosa, aumentando significativamente a densidade arbórea do local, consignando ao espaço à identidade dos alunos e da EBS do Vale do Âncora.
O PROSEPE promove ações que visam a preservação da floresta, enfatizando o conhecimento que dela se tem, derivando numa ação cívica que desenvolve atitudes e comportamento capazes de conservar o meio natural, e, em particular, a floresta. Esta é também uma ação que atende à prevenção dos riscos florestais, e, de forma muito acentuada, no domínio dos incêndios.
A ação desenvolvida provou que o envolvimento estratégico e em parceria dos diferentes agentes com capacidade de intervir nestes contextos, tanto no plano educativo como na administração territorial, é, de facto, essencial, na perspetiva da consistência do seu resultado.
A EBS do Vale do Âncora, em particular, e o Agrupamento de Escolas, em geral, prosseguem assim na senda de uma educação plena, transversal e promotora da execução de práticas pelos seus alunos, dotando-os de saberes fundamentais e de uma consciência cívica afirmada pelo conhecimento.



Sem comentários: