Projeto pedagógico | PES

O programa de promoção da saúde em meio escolar, materializado no Agrupamento de Escolas pelo projeto PES, marcou em novembro e dezembro intensa atividade na escola sede, em Caminha. Com início a 17 de novembro, as iniciativas prolongaram-se até ao passado dia 1 de dezembro.

Numa articulação curricular com a disciplina de Ciências Naturais, a 17 de novembro foi comemorado o Dia Mundial do Não fumador. Nesta atividade estiveram envolvidos os alunos do 9°ano trabalhando-se a dimensão dos riscos associados ao consumo, mas igualmente valorizando os hábitos de vida saudável, livres de fumo.
A 27 de novembro foi dado enfoque especial ao cancro da mama. Num trabalho de parceria com a ULSAM (Centro de Saúde de Caminha), a escola recebeu a enfermeira Carla Viseu que promoveu um sessão de esclarecimento e de exploração temática ao nível do auto diagnóstico e do apoio clínico. 
Este ciclo de ações terminou a 1 de dezembro com o Dia de Luta Contra a SIDA, numa conjugação global que levou parte do Mundo a lembrar esta data. 
A escola sede do Agrupamento deu assim nota das preocupações com comportamentos seguros na garantia da vida, criando a consciência de comportamentos preventivos e de luta contra a discriminação e o isolamento em virtude das doenças, em geral, e daquelas que foram alvo de especial atenção, em particular.














Sem comentários: