Viana do Castelo

No passado dia 11 de dezembro, os alunos do Curso Profissional de Operações Turísticas que frequentam este curso na escola sede do Agrupamento de Escolas, em Caminha, realizaram uma visita pedagógica a Viana do Castelo.

Foi no quadro do programa “Go For A Ride Day” que estes alunos, sob a orientação dos respetivos docentes, levaram assim a efeito a primeira de uma série de visitas que os levará a cada um dos 10 municípios que integram o distrito de Viana do Castelo, território especialmente vocacionado para as operações turísticas.
Viana do Castelo, ponto de partida deste itinerário formativo, possibilitou a visita a alguns locais que se assumem especiais na identificação do território, como o Navio Gil Eannes, o Museu do Traje e de Artes Decorativas, a Igreja Matriz, o Chafariz da Praça da República, os Antigos Paços do Concelho, entre tantos outros pontos de interesse. 
Conhecer a realidade e as particularidades territoriais, bem como o investimento turístico que se alia a decisões políticas, económicas e sociais, são fatores de formação que justificam o envolvimento dos alunos em formação e garatem o valor educativo de largo espectro que se desenvolve no Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha, nos desígnios pedagógicos próprios do seu projeto educativo. Por isso esta visita estimulou ainda a constação de experiências diversificadas, geradas pela oportunidade turística e que reconhecem o know how e as disponibilidades patrimoniais locais. Exemplos dessa ação, confrontando os saberes dos alunos ao nível da programação e gestão turística, estiveram as visitas ao Hotel/Fábrica do Chocolate, assim como ao mais recente e conceituado estabelecimento hoteleiro, FeelViana.
Na sequência desta ação serão, para além do trabalho formativo que completa este programa, desenvolvidas outras visitas que merecem o acompanhamento da comunidade, parte interessada numa formação geradora de melhores desempenhos profissionais futuros, com a qual se identifica o Agrupamento de Escolas.





Sem comentários: