Parlamento de Jovens

Depois de uma semana de intensa atividade política de campanha, os alunos da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora foram a votos no passado dia 21 de janeiro.

Ao todo foram eleitos 38 deputados para as sessões escolares da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (23 deputados eleitos do ensino básico e 15 deputados eleitos do ensino secundário). As sessões escolares determinarão agora a escolha dos representantes da escola nas sessões distritais a quem caberá defender as propostas decididas pelos alunos.
No final da semana anterior, a 18 de janeiro, foi já realizada a sessão escolar na escola sede do agrupamento, em Caminha, tendo os 31 deputados dessa escola escolhido os deputados que marcarão presença na sessão distrital, recaindo essa tarefa nos alunos Rodrigo Ribas, do 9ºE, Afonso Fernandes, do 9ºE, e David Rodrigues, do 7ºD, que, na qualidade de deputados, defenderão a criação de centrais de biomassa em todos os distritos do país, a utilização do programa “Ecosia”, promovendo a plantação de árvores, e a atribuição de um valor monetário para os cartuchos utilizados que são devolvidos na compra de cartuchos novos. Dessa escola foi ainda eleito, como suplente, o aluno Francisco Marques, do 8ºC, sendo candidato à presidência da mesa da sessão distrital o aluno Pedro Moura, do 9ºC.
A representação do agrupamento ficará completa com a escolha dos alunos da Escola Básica do Vale do Âncora, da qual se dará notícia brevemente.
O projeto Parlamento dos jovens é uma iniciativa da Assembleia da República que envolve alunos de todo o país em sessões de eleição de deputados, sessões escolares, sessões distritais e sessões nacionais finais, dirigidas a alunos do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário, familiarizando os estudantes com a ação política do parlamento nacional, estimulando a construção de soluções coletivas e a argumentação na defesa das ideias de cada um.   


JCR | GabCom 


Sem comentários: