Auto da Barca do Inferno

Inserido no plano de ação pedagógica da área curricular disciplinar de Português, os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha assistiram à representação do Auto da Barca do Inferno, obra de referência de Gil Vicente, elemento de estudo de todos os alunos nacionais.

O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi a sala que acolheu, a 25 de janeiro, esta oportunidade de disponibilizar o teatro em proximidade, chegado desta feita pela companhia profissional de teatro Educa.
Ao longo desta representação, foi possível testemunhar a inteligência da crítica mordaz feita à sociedade de então mas que, com as devidas adaptações sociais, é afinal tão atual.
Saúda-se a capacidade desta companhia explorar o potencial pedagógico da obra, aproximando o texto a uma linguagem atrativa para os alunos desta faixa etária, fazendo da comédia um elemento de focagem dos níveis atencionais e trazendo pormenores de modernidade com os quais os alunos facilmente se identificaram. A capacidade de criar momentos de interação, transformando assistentes em atores, foi outro dado singular de relevo que se registou como importante na apropriação desta obra, agora, seguramente, mais presente na memória dos alunos.
Esta iniciativa foi possível pela dinamização do grupo disciplinar de Português, com o envolvimento do Agrupamento de Escolas em articulação institucional local.




Sem comentários: