Pesca do Espadarte, Atum e Tintureira

No âmbito do Projeto Nosso Mar, os alunos da turma VA4A da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora receberam o pescador profissional Ancorense, Messias Malhão.

Numa sessão carregada de saber entusiástico e de conhecimento prático desta pesca, para além da palestra, os alunos conheceram ainda, em fotografia e vídeo, o “Estela de Âncora”, o barco pesqueiro que transporta este e outros pescadores para a captura do espadarte, do atum e da tintureira.
A vida no mar e no barco ficou assim mais próxima da terra e da sala de aula, agora mais consciente e conhecedora dos lugares e dos tempos que determinam a faina.
Geograficamente, é ao largo dos Açores que esta pesca se pratica, em viagens que duram de 15 a 25 dias, mas onde os níveis de poluição são também já alarmantes, apelando a uma ação global na diminuição dos resíduos que, invariavelmente, terminam no mar. Na retina dos alunos fica a imagem uma fotografia que revela uma tintureira aparentemente asfixiada com parte de uma estrutura de metal.
Esta foi mais uma iniciativa que coloca o Nosso Mar na ordem do dia do trabalho pedagógico que identifica toda a comunidade da área de influência pedagógica da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.




Sem comentários: