Parlamento Jovem

A 7 de janeiro a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, bem como a Escola Sede do Agrupamento, em Caminha, receberam a visita de Deputados à Assembleia da República no âmbito do programa Parlamento dos Jovens.

Em Caminha, José Manuel Carpinteira, eleito pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo nas listas do Partido Socialista, debateu com os alunos o tema “Aquecimento Global: alterações nos oceanos”.
Em Vila Praia de Âncora, as turmas concorrentes à edição de 2018-2019 do Parlamento dos Jovens tiveram a oportunidade de debater, separadamente, os temas que se discutem no Ensino Básico e no Ensino Secundário. Sandra Pontedeira, eleita pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo nas listas do Partido Socialista, debateu, com os alunos do ensino secundário da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, o tema “Alterações climáticas – Reverter o aquecimento global”. Carla Cruz, eleita pelo círculo eleitoral de Braga nas listas do Partido Comunista Português, debateu com os alunos do ensino básico desta escola o tema “Alterações Climáticas: Salvar os Oceanos”.
Com uma atitude informada e participada os alunos do agrupamento, em geral, e da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, em particular, mostraram uma vontade enorme em assumir o projeto deste ano, prometendo uma discussão acesa, sustentada por propostas de recomendação válidas e consequentes para se encontrarem soluções em matéria de aquecimento global e oceanos.
O programa Parlamento dos Jovens inicia agora uma etapa fundamental que determinará a representação das escolas. Assim, a 29 de janeiro, serão eleitos os 9 representantes do agrupamento para a sessão distrital que decorrerá a 18 e 19 de fevereiro (3 do ensino básico, da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, e 6 do ensino secundário, sendo 3 da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e 3 da escola sede, em Caminha). Se apurados para a fase nacional, os alunos poderão representar o agrupamento e o município de Caminha, a 20 e 21 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa.




Sem comentários: