Fundo Marinho

Seguindo o plano de implementação do projeto Nosso Mar, no passado dia 8 de janeiro a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora recebeu o Professor Pedro Gomes, investigador da Universidade do Minho e profundo conhecedor da costa de Vila Praia de Âncora.

Com larga experiência em mergulho, acompanhado pela sua equipa, o Professor Pedro Gomes partilhou com as turmas 7ºA VPA e 9ºC VPA imagens e vídeos recolhidos ao longo das inúmeras sessões de pesquisa que o tem animado a descer ao fundo do mar, em zonas próximas mas suficientemente profundas para apreciar a vida onde a luz já não favorece o crescimento das algas e um novo mundo se revela.
Acompanhados pelos professores de Físico-Química e Ciências Naturais, os alunos viram um mar desconhecido, distinto daquele a que se habituaram, revelador de uma riqueza única, do que foi exemplo a esponjas que existem apenas a profundidas superiores aos 10 a 15 metros nesta costa, costa da vizinha Galiza e parte do Golfo da Biscaia.
Para além da riqueza viva revelada, aos alunos foram mostrados registos impressos nos fundos marinhos da costa que mostram a dinâmica da Terra, sendo evidente que onde hoje está o mar mais profundo, outrora este a praia.
Contrastando com a beleza e riqueza marinha, foi possível também identificar inúmeros elementos poluentes de origem antropogénica, que atualmente são um flagelo em todos os mares, e que também hoje se encontram na nossa costa, desde redes abandonadas aos mais variados materiais plásticos, ficando a sensibilização para, desde cedo, adquirirmos comportamentos mais respeitadores do meio natural.
A sessão integrou ainda a exploração teórica do mergulho, das formas de se iniciar nesta atividade, os recursos necessários e o reconhecimento apaixonado de que o encanto do que se observa justifica toda a preparação para a concretização de um mergulho.
Dada a importância e relevância deste conhecimento, será agora preparada, com o apoio do município de Caminha, a partilha deste espólio fotográfico e de vídeo com a comunidade, aquando da comemoração do Dia Europeu do Mar e da Marinha Portuguesa, a 20 de maio.







Sem comentários: