Visita de estudo

A 8 de janeiro último, os alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas, tanto da escola sede, em Caminha, como da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, realizaram uma visita de estudo ao Porto.

Tendo como pano de fundo o Mar, esta visita focou-se na influência deste como suporte de vida, em particular a vida marinha, mas igualmente no seu papel na mobilidade, com especial relevo para o caminho que serviu as descobertas portuguesas, época de glória de Portugal.
O Sea Life, aquário que integra um túnel de passagem para observação das espécies, serviu os propósitos do conhecimento da vida marinha, facilitado pelo seu cariz pedagógico que possibilita a descoberta pela observação, pelo tato, pela leitura e pela ação lúdica e didática.
No World of Discoveries, os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma viagem singular pelo mundo das descobertas, dos lugares mais recônditos e longínquos que viram, entre ventos e tormentas, surgir os navegadores portugueses. Por momentos, também os alunos experimentaram, à escala possível, a navegação e a travessia dos mares, replicando o contacto com os diferentes povos, nações e culturas.
Esta visita de estudo resultou da articulação disciplinar entre a Educação para a Cidadania, as Ciências Naturais, a História e a Geografia, tendo ainda enquadramento no programa Eco-Escolas que se articula com o projeto Nosso Mar em desenvolvimento na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.
A organização e promoção de visitas de estudo são assumidas pelo Agrupamento de Escolas como elementos de consolidação de conteúdos, elevando o conhecimento para patamares superiores do saber, assumindo que a escola também se desenvolve em diferentes contextos, contribuindo para o enriquecimento cultural das crianças e jovens do concelho de Caminha.



Sem comentários: