Partilhas da Comunidade

A atividade do projeto Nosso Mar mantém a sua afirmação no espaço escolar e na comunidade, imprimindo um contínuo pedagógico transversal aos diferentes anos e ciclos, no envolvimento da comunidade e dos saberes locais, elementos essenciais na flexibilidade curricular, recordando-se que, no âmbito deste projeto, os alunos do primeiro ciclo do ensino básico da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora terminaram o 1° período letivo recebendo elementos da comunidade para partilharem as suas experiências de pesca.

Num primeiro momento, Celestino Ribeiro, ex-pescador da Frota Branca, partilhou a experiência da pesca do bacalhau, feita de viagens à Terra Nova, solitárias e frias, confrontando os alunos com a realidade desta atividade pesqueira por mares longínquos. Num segundo momento, Sandra Valda, trouxe aos alunos a sua vida de mulher pescadora na pesca costeira em Vila Praia de Âncora.
Em dois momentos distintos, os alunos perceberam as particularidades e as principais diferenças entre estes tipos de pesca, particularmente os tipos de peixe encontrados e as vivências de mar, mas também se confrontaram com uma atividade indiferente ao género.
Motivados pelos saberes e procurando alargar os conhecimentos, estes alunos ensaiam agora uma visita especial a Ílhavo e ao seu Museu Marítimo que eterniza a relação desta localidade com a pesca do bacalhau e onde poderão observar, no Aquário dos Bacalhaus, este peixe vivo. Neste âmbito, e perspetivando a transversalidade disciplinar, os alunos serão os agentes de organização, tanto no plano da orçamentação e capacitação financeira, como na planificação e comunicação inerentes à visita a realizar, razão pela qual já neste início de 2º Período letivo realizaram a primeira reunião de trabalho, como o objetivo de delinear estratégias de ação de curto prazo.
O projeto Nosso Mar concorre desta forma para um envolvimento crescente da comunidade com a escola, integrando-a nos focos de aprendizagem e de flexibilização dos currículos, oferecendo a disponibilidade pedagógica do Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha, e em particular da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, na garantia de uma identidade genuína, alicerçada em saberes e práticas que darão competências sólidas aos alunos.






Sem comentários: