CoastWatch

A 8 de fevereiro último, os alunos do 9° ano, turma E, da escola sede do agrupamento, em Caminha, acompanhados pelos docentes Luís Quartéu e Natália Silva, realizaram uma das atividades previstas no âmbito do projeto Coastwatch.

Foi na Foz do Minho que alunos e professores se entregaram à árdua tarefa de recolher lixo, identificando-o, monitorizando desta forma a linha de costa do concelho de Caminha.
A multiplicidade e a quantidade com que se defrontaram assustam, mas não espantam. Inserida nas políticas internacionais, é hoje certo que os Oceanos são, invariavelmente, o destino final de todo lixo. Faz por isso mesmo todo o sentido o envolvimento dos alunos do concelho de Caminha, área territorial nacional costeira, em iniciativa integrada neste Projeto Europeu de observação do litoral, o CoastWatch.
Para além do apelo à ação de cidadania de todos na promoção da proteção do meio natural, este projeto internacional monitoriza e faz a caraterização ambiental do litoral, socorrendo-se, nesta caso em particular, do envolvimento da comunidade escolar do agrupamento concelhio de escolas. Concomitantemente é sensibilizada a população em geral, alertando-se e apelando-se à ação individual, no pensamento global, e assim garantir um melhor ambiente para todos.
Da totalidade dos resíduos recolhidos, foram os plásticos os que mereceram maior atenção, dada a sua deterioração e, paulatinamente, conversão em microplásticos. São estes que facilmente entram cadeia alimentar, ingeridos e integrados em organismos que servem de alimento a outros seres, chegando mesmo ao Homem. O Homem é assim o poluidor, mas também a vítima da sua poluição, semeando ainda a morte de outros organismos vivos.
Com o objetivo de monitorizar 1000 metros de praia, esta ação irá repetir-se, tão breve quanto possível, para concluir este desafio, interrompido pela intensa chuva que se fez sentir. 





Sem comentários: