'Um Chá não toma um Xá'

A biblioteca escolar da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora acolheu, a 22 de Fevereiro, a contadora de história Inácia Cruz para a apresentação da obra “Um Chá Não Toma Um Xá".

Num momento de grande expressividade, os alunos foram encantados na condução do seu imaginário, guiado pelas personagens que sustentam a história.
Um Chá Não Toma Um Xá... fala de Bahabur, um simpático Xá que vive num palácio com uma cozinheira mandona, a Isolda, um criado meio medroso, o Malaquias, e dois divertidos esquilos. 
A perda de um precioso botão de punho em forma de caravela é o mote para aventura dos jogos de linguagem, trabalhando conceitos que complementam as competências linguísticas dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico.
O convite à leitura deste livro é assim um poderoso elemento pedagógico de suporte à aprendizagem, preenchendo o espaço de exploração de palavras homófonas e homógrafas, entre outras razões literárias, levando as crianças à diferenciação do sentido de vocábulos semelhantes do ponto de vista gráfico e/ou fónico. 
Um Chá Não Toma Um Xá... foi assim um momento único onde o saber, o fazer, o ler e o compreender se conjugaram na arte expressiva de representar, valorizando o papel do livro e da ação da biblioteca em contexto escolar.




Sem comentários: