Jardim Botânico

A 18 de Fevereiro, os alunos do 12º ano das turmas A e B, que frequentam a disciplina de Biologia na Escola sede do Agrupamento, e os alunos do 11º ano que frequentam a disciplina de Biologia e Geologia na EBS do Vale do Âncora, em Vila Praia de Âncora, realizaram uma visita de estudo ao Departamento de Genética Médica do Instituo Doutor Ricardo Jorge e ao Jardim Botânico do Porto.

Perspetivando o contacto com abordagens de nível superior, dando aos alunos a possibilidade de conhecerem um universo de atuação distinto do seu quotidiano, os alunos assistiram a uma pequena palestra sobre as áreas de atividade desenvolvidas no Instituto Doutor Ricardo Jorge, visitando, posteriormente, os laboratórios da Unidade de Investigação e Desenvolvimento e Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética.
No laboratório de Diagnóstico Precoce, os alunos puderam observar o processo de rastreio neonatal, bem como as metodologias aí utilizadas, seguindo a visita para o Laboratório de Investigação e Desenvolvimento, onde foi possível verificar a existência de várias técnicas, nomeadamente PCR, espetroscopia e clonagem. Neste laboratório foi dada ainda a oportunidade de todos os alunos fazerem observações microscópicas de células produzidas em laboratório, manuseando material utilizado na técnica de PCR.
Enriquecidos com conhecimento a visita integrou ainda um momento dedicado à botânica, observando-se as espécies que se encontram no Jardim Botânico do Porto.
Localizado num espaço marcado por uma simbologia poética, em visita Guida ao Jardim Botânico os alunos percorreram o espaço da biodiversidade que centra no espaço natural a literatura de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Com esta atividade promoveu-se a complementaridade das aprendizagens, confrontando o conhecimento alcançado no espaço formal de sala de aula com a aprendizagem naturalista e a exploração de realidades profissionais ligadas ao curso de ciências e tecnologias dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário.








Sem comentários: