CoastWatch

As atividades de monitorização da costa levada a cabo pelos alunos do Agrupamento de Escolas e envolvendo as suas escolas secundárias, permitiram completar mais 1500 m de observação e recolha de resíduos.

No passado dia 13 de março, foi concluída a ação de monitorização envolvendo os alunos da escola sede do Agrupamento. Com a participação das turmas 11ºA e 11ºB, sob a orientação pedagógica das docentes Ana Paula Carvalho e Helena Gama foram calcorreadas diferentes áreas, atravessando zona rochosa, zona dunar e caminhos interiores.
Beneficiando da maré-baixa, foi possível ainda realizar a observação e o registo dos seres vivos, da morfologia da zona costeira e dos resíduos poluentes.
O movimento criado pelo projeto Coast watch tem um impacto crescente, sendo recorrentemente reconhecido, como aconteceu no último conselho Eco-Escolas realizado a 26 de fevereiro, na sede do agrupamento, em Caminha. Neste assume destaque esta ação, bem enquadrada no Plano de Ação Eco-Escolas, sustentado num projeto que se alicerça nos temas Água, Resíduos e Energia, Floresta e Mar, complementados pela Agricultura Biológica, Biodiversidade e Alimentação Saudável.
A campanha Coastwatch, projeto europeu de educação e sensibilização ambiental e de preservação do litoral, que envolve desde há vários anos a participação de alunos e professores do agrupamento, dedicou, no presente ano letivo, especial atenção à limpeza de zonas significativas das praias de Moledo e do Camarido, pelos alunos da escola sede do agrupamento, e das praias de Vila Praia de Âncora e Âncora, pelos alunos da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.




Sem comentários: