Nosso Mar

O Projeto Nosso Mar registou uma semana de intensa atividade governada por ações de envolvimento com a comunidade, de partilha institucional, de ação cultural e de atividades de campo.
Palestras

Em dois momentos distintos, o primeiro a 26 de março e o segundo a 29 de maço, o Sr. Comandante da Capitania de Caminha, Comandante Cervaens Costa, levou a efeito duas sessões com os alunos do ensino secundário da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora. Na primeira foi tratada a atuação da Marinha Portuguesa, numa sessão dirigida aos alunos do 10º ano dos cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Humanidade, dando nota particular da abrangência de ações deste ramo das forças armadas em diferentes territórios e cenários. O segundo momento, que teve como participantes os alunos do 11º ano das mesmas áreas de formação, foi dado relevo à atuação e responsabilidade da Capitania do Porto e do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, percebendo-se o alcance das ações locais e a distinção entre as diferentes competências, serviços e missões comandadas pelo Sr. Comandante Cervaens Costa.
Terminando o ciclo de apresentações de livros que retratam a história deste território, voltado para o mar, e que consolidam a identidade local, a Dra. Aurora Rego foi recebida no espaço da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora para a apresentação do livro “Génese da atividade piscatória”. Neste é feito o fio condutor genealógico que nos transporta dos primórdios da ocupação desta área geográfica até à comunidade piscatória que nos identifica. As famílias da velha Gontinhães e os nomes familiares que se perpetuam na atual Vila Praia de Âncora dão nota da transmissão das raízes genéticas que enformam esta comunidade e que a caraterizam cultural e socialmente.

Teatro

A ação das artes, elemento singular de cultura, colocada ao serviço educativo, trouxe aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora uma abordagem apelativa no compromisso do combate ao plástico.
Numa apresentação da Krisálida, realizada no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, a arte de representar sobre cenários criados para este grupo de alunos, foi sublime, resultando num momento de satisfação pela disponibilidade do teatro, mas também de valorização do conhecimento.

Atividade de Campo

Ainda no âmbito do pojeto Nosso Mar, perscrutando a existência de resíduos nas nossas praias, os alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora realizaram uma atividade de campo na praia de Vila Praia de Âncora.
Num areal aparentemente limpo, estes alunos pretendiam encontrar os pequenos plásticos que sabem ser transportado pelo mar.
Com os resíduos recolhidos, os alunos criaram momentos de aprendizagem em sala de aula e construíram cartazes que serão apresentados à comunidade nas comemorações do Dia Europeu do Mar e da Marinha Portuguesa, numa ação conjunta com a Câmara Municipal de Caminha, a Capitania do Porto de Caminha, a Academia de Música Fernandes Fão, o Sport Club Caminhense,  o Surf Club Praia d’Âncora e a Academia Sénior.     











Sem comentários: