Dia Europeu do Mar e da Marinha Portuguesa

A 19 e 20 de maio decorreram as comemorações do Dia Europeu do Mar e da Marinha Portuguesa, em Vila Praia de Âncora. Galeria | Reportagem

Este ato comemorativo teve como motor o projeto “Nosso Mar” que se promove no Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, através das ações desenvolvidas na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora. Num cenário idílico, tendo o Mar como pano de fundo, as atividades comemorativas estenderam-se por toda a área envolvente ao Portinho de Vila Praia de Âncora até ao Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e respetivo Salão Nobre.
Os festejos iniciaram a 19, domingo, pelas 9:00h, com uma sessão solene que contou com a presença dos vários parceiros locais do projeto “Nosso Mar”, de deputados à Assembleia de República e do Sr. Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues, a quem a Diretora do Agrupamento deu nota do projeto “Nosso Mar” e da forma como a sua ação integradora incorpora na escola os valores da comunidade, sob a esteira de parcerias que acolhem a colaboração individual e coletiva. Ao longo do ano, pensando na flexibilidade curricular e na apropriação do currículo local, o projeto “Nosso Mar” foi ponte de saberes, de partilhas, de envolvimentos e aprendizagem significativa, numa busca incessante de identidade como elemento fundamental na afirmação dos alunos. Foi pela sua ação que o Agrupamento ensaiou na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, não a abertura da Escola à comunidade, mas antes a ação da comunidade na escola, sob a supervisão e competência pedagógica dos docentes. Num discurso detalhado, factual e esclarecedor, a Diretora do Agrupamento, Maria Esteves, partilhou com a audiência, que encheu o edifício de apoio aos desportos náuticos do Portinho de Vila Praia de Âncora, que os passos e parcerias que se estabeleceram ao longo do ano serão mantidos, esperando-se um incremento na ação coletiva na adequação das aprendizagens aos princípios que os normativos apontam. Com o olhar no futuro mas olhando o presente, incentivou à observação e à participação nas inúmeras iniciativas deste ato comemorativo, concretizado pelo projeto “Nosso Mar”, nas suas amplas parcerias, fazendo eco do trabalho realizado ao longo do ano.
Parceiro desde o primeiro momento, a Câmara Municipal de Caminha, pela voz do seu presidente, Miguel Alves, foi afirmado o compromisso desta parceria, sobretudo pedagógica, que, reconheceu, se faz para a comunidade e com a comunidade. O envolvimento do município é uma obrigação que, no caso em concreto, transporta para o domínio da satisfação por se espelhar nele a qualidade que o trabalho em parceria engrandece.
O ato inaugural não terminaria sem as palavras do Sr. Ministro da Educação que viu no projeto “Nosso Mar” um exemplo de entendimento muito interessante da ação da escola, no quadro da autonomia, flexibilidade e inclusão. Confessou-se impressionado pelas palavras mas também pelo que observou, entendendo felicitar, de forma sentida, a escola que é capaz de incorporar nas suas práticas a identidade da sua comunidade, a sua ação e o seu contributo.
Já de visita à primeira exposição aberta sobre os trabalhos dos alunos dos diferentes ciclos de ensino, nas mais diversas áreas curriculares disciplinares, depois de um momento musical interpretado por Joana Martins, aluna do ensino secundário do Agrupamento e que detém o Curso Básico de Música obtido na articulação com a Academia de Música Fernandes Fão, o Sr. Ministro da Educação testemunhou o alcance já tido neste primeiro ano de projeto, com a flexibilidade curricular já em curso e com os ensaios que se foram fazendo.
O dia de domingo trouxe a Vila Praia de Âncora a oportunidade de disfrute desportivo e cultural, através da parceria “Nosso Mar” com o Sporting Club Caminhense, a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, a Câmara Municipal de Caminha, a Capitania do Porto de Caminha, a DOCAPESCA, a NUCEARTES e os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Remo de mar, Stand Up Paddle, kayak, passeios na Masseira Ancorense e Ergómetros estiveram disponíveis durante todo o dia, reservando-se a abertura de duas exposições e duas palestras para o preenchimento da opção cultural, somada à desportiva. Da DOCAPESCA, a Engª. Helena Cardoso apresentou o tema “A pesca por um mar sem lixo”, que envolverá pescadores ancorenses muito brevemente, e da Universidade do Minho, o Professor e Investigador Doutor Pedro Gomes, colaborador do projeto “Nosso Mar”, apresentou à comunidade os seus registos e apreciações sobre o nosso mar e os fundos marinhos, inaugurando-se, no Forte da Lagareira, uma exposição fotográfica da sua autoria.
O segundo dia de comemorações foi dedicado à partilha e exploração pedagógica do projeto “Nosso Mar”. No plano desportivo, através da parceria “Nosso Mar” com o Surf Club Praia d’Âncora, as escolas de Surf Anchor Point e Koala Surf School promoveram aulas coletivas de surf. Do envolvimento da DOCAPESCA, e dando seguimento ao projeto “Nosso Mar” que ao nível do primeiro ciclo, na ação “UMMAR de Trabalhos”, havia já explorado os sabores do mar, foi realizado um showcooking de produtos do mar. Ao nível dos projetos ensaiados ao longo do ano no 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, foi realizada a primeira regata competitiva de barcos solares escolares.
A tarde foi reservada para a apresentação, pelos alunos dos diferentes ciclos, dos trabalhos “Nosso Mar”, nas diferentes ações, desenvolvidos ao longo do ano, numa iniciativa que contou com a presença da comunidade, destacando-se a Câmara Municipal de Caminha, a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, e da deputada à Assembleia da República, natural de Vila Praia de Âncora, Liliana Silva, que assim se associaram ao alunos e professores no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
No final da tarde, a CIM do Alto Minho ainda se associaria às comemorações, trazendo uma palestra sobre “Política de assuntos marítimos e das pescas”, decorrida no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
Se estas celebrações haviam iniciado em pleno no dia anterior, terminariam em apoteose com o espetáculo “MAR”, que sintetizou artisticamente o projeto ”Nosso Mar” em tudo o que ele procura ser – uma razão de identidade alcançada pela parceria. O espetáculo “MAR” resultou da parceria entre o Agrupamento de Escolas, através da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, a Academia Sénior e a Academia de Música Fernandes Fão. A dramaturgia esteve a cargo de Fernando Borlido, docente do Agrupamento, e a direção musical coube a Gaspar Lima, Diretor pedagógico e artístico da Academia de Música Fernandes Fão, tendo por intérpretes os alunos destas três instituições, num cruzamento geracional que transportou do real para o imaginário quadros do mar, da pesca, das vivências populares, das agruras, desesperos e paixões assíncronas que só o Mar parece provocar. Tratou-se de um momento cultural singular que elevou este ato comemorativo e que, no acalorado das emoções, jurou repetir-se, garantindo o envolvimento de todos neste “Nosso Mar”.

































Sem comentários: