Go for a Ryde!

Aproximando-se o termo do projeto Go For a Ride Day, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Operações Turísticas, lecionado na sede do Agrupamento de Escolas, em Caminha, realizaram, de uma assentada, uma visita aos concelhos de Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira.

Foi a 13 de maio último que estes alunos realizaram este périplo, iniciando no território do município de Monção e terminando na área geográfica de Vila Nova de Cerveira.
O Palácio da Brejoeira, historicamente associando ao vinho Alvarinho, foi o ponto de partida para identificar elementos de valorização turística da região, seguindo-se a Torre de Lapela, num complemento identitário de afirmação territorial e que hoje motivam a fruição do turismo local.
Já em Valença, foram as Muralhas emblemáticas da cidade que enquadraram o reconhecimento do património, destacando-se ainda a Igreja, o Marco Miliário, o Núcleo Museológico e a ponte de duplo tabuleiro (rodoviário e ferroviário), símbolo da fronteira que noutros tempos registava o compasso lento da travessia do rio Minho. Hoje, estes elementos conjugados constituem o enquadramento turístico promovido pelo município de Valença, na sua condição de Eurocidade, caraterizando, também, o Alto Minho.
Na mesma linha de valorização transfronteiriça se encontrou Vila Nova de Cerveira, numa amizade com o povo Galego que a própria ponte testemunha. Como elemento de afirmação turística local, destacou-se a visita à Bienal de Cerveira que ao longo dos seus mais de 40 anos de existência criou uma identidade forte e enraizada em Vila Nova de Cerveira, reconhecida, por isso mesmo, como a Vila das Artes. Os milhares de pessoas que rumam e rumaram a Vila Nova de Cerveira com o intuito da visita à Bienal afirmam o enquadramento da oferta de turismo cultural, motivando os alunos a perceberem os diferentes cenários de disponibilidade que hoje assume a sua área profissional.
O Projeto Go For A Ride Day, completa-se com o trabalho desenvolvido em contexto de formação no espaço escolar, onde todos os elementos recolhidos nas visitas realizadas são trabalhados, consolidando saberes e partilhando com a comunidade escolar o valor do turismo em todo o Alto Minho, partindo das singularidades de cada município.






Sem comentários: