Parlamento dos Jovens

Com a fase nacional do programa Parlamento dos Jovens se encerrará a edição de 2019 deste projeto que mobiliza milhares de jovens estudantes de todo o país.

No Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha, tanto na sua escola sede, em Caminha, como na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, este programa foi vivido com grande entusiasmo, valorizando-se o projeto integrador “Nosso Mar”, pela temática do Parlamento dos Jovens, ensaiando também a sua afirmação em todo o concelho de Caminha.
Os alunos tiveram um envolvimento responsável, consistente, informado e capaz de apresentar e defender propostas que horam o município de Caminha e a comunidade escolar, reconhecendo-se a ação determinante dos docentes coordenadores do projeto em cada uma das unidades de ensino.
A participação nas sessões distritais do ensino básico e secundário foi disso um exemplo, mas não só. A dinâmica que imprimiram na realização de debates a nível de turma, na promoção das campanhas eleitorais e na eleição subsequente, na realização das respetivas sessões escolares, dando nota esclarecida das recomendações de cada uma das escolas e de cada uma das equipas, testemunharam esse envolvimento e a ação coletiva que transformou a Escola num espaço de ideias. Isso mesmo foi igualmente reconhecido pelos deputados à Assembleia da República que visitaram as escolas durante a implementação do projeto, com sessões discutidas, questionando e contrapondo, num registo elevado de saberes e gestão equilibrada da informação.
Com a conclusão de mais uma edição do Parlamento dos Jovens fica o sentimento da contribuição ativa dos alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, dos Vales do Âncora e do Coura-Minho, para a procura das melhores soluções para a resolução dos problemas locais, numa ação que concorre para a preservação global do planeta Terra, afinal a casa de toda a humanidade, ou, nas palavras de Nigel Calder, a “Nave Espacial Terra”, aquela onde todos fazemos a nossa viagem e que urge cuidar para que não termine subitamente esta nossa existência.


Sem comentários: