Badminton

Com a fase nacional realizada no último fim de semana, de 31 de maio a 2 de junho, se deu por concluída a participação do agrupamento de escolas de todo o concelho de Caminha nas competições de Badminton no âmbito do Desporto Escolar. 

Depois de toda uma época plena de bons resultados, de Elvas chegaram as notícias que colocam o concelho de Caminha, o seu agrupamento de escolas e os seus alunos, nos lugares cimeiros desta modalidade, fazendo eco do bom trabalho dos docentes na afirmação desta modalidade.
Caminha chegou ao pódio no 1º lugar em singulares femininos e termina a competição em 4º 5º lugares em equipas, femininos e masculinos, respetivamente, ao que se somou o 4º lugar e 5º lugares em singulares masculinos.
Pelo caminho foram-se acumulando os excelentes resultados. Na fase distrital foi conseguido o 1° lugar em equipas masculinos (Francisco Vieira, Alexandre Bacelar, António Calheiros, Pedro Gonçalves e Nuno Gonçalves), o 1° lugar em equipas femininos (Gisela Mouteira, Rita Brás, Joana Martins, Letícia Pedreira e Ilda Martins), os primeiros cinco lugares em singulares masculinos (1° lugar, Francisco Vieira, 2° lugar, Alexandre Bacelar, 3° lugar, António Calheiros, 4° lugar, Pedro Gonçalves e 5° lugar, Nuno Gonçalves) e ainda os primeiro e terceiro lugares em singulares femininos (1° lugar, Gisela Mouteira, e 3° lugar, Joana Martins). Na fase regional, realizada em Bragança, entre uma maioria de atletas federados, o agrupamento conseguiu o melhor registo de medalhas entre todas as Escolas/Agrupamentos presentes. Arrecadou o 1° lugar em singulares femininos (Gisela Mouteira), 3º lugar em singulares masculinos (Francisco Vieira), o 1° lugar por equipas feminino (Gisela Mouteira, Rita Brás, Joana Martins, Marta Maia e Letícia Pedreira) e o 2º lugar na competição por equipas masculino (Francisco Vieira, Alexandre Bacelar, António Calheiros, Pedro Gonçalves e Nuno Gonçalves). Já na fase nacional, em Elva, com a maior representação entre escolas, com um total de 12 atletas, os resultados refletiram o desempenho de toda uma temporada de enormes sucessos. Sem participação direta de qualquer Clube ou Entidade Desportiva, os alunos do agrupamento, sob a orientação pedagógica dos docentes Luís Vaz e Pedro Câmara, destacaram-se de forma individual e coletiva. Por equipas, foi obtido o 5º lugar em masculinos (Francisco Vieira, Alexandre Bacelar, António Calheiros, Pedro Gonçalves e Nuno Gonçalves) e o 4º lugar na competição feminina (Gisela Mouteira, Rita Brás, Joana Martins, Ilda Martins e Letícia Pedreira). Em singulares masculinos, Francisco Vieira classificou-se em 4º lugar e Alexandre Bacelar alcançou o 9º lugar. Em singulares femininos coube a Gisela Mouteira trazer para o concelho de Caminha o título de Campeã Nacional, subindo assim ao primeiro lugar no pódio.
Com orgulho, satisfação e reconhecimento, a equipa de desporto escolar na modalidade de Badminton vê agora partir os(as) atletas Alexandre Bacelar, Francisco Vieira e Gisela Mouteira, que terminam este percurso nas competições do desporto escolar. Ao longo da sua passagem na modalidade, Francisco Vieira conquistou dez títulos de campeão distrital e um título de campeão da zona norte; Alexandre Bacelar, acumulou cinco títulos de campeão distrital, cinco títulos de vice-campeão distrital e um título de vice-campeão da zona norte; Gisela Mouteira, somado à conquista do título de campeã nacional deste ano, carrega no seu currículo doze títulos de campeã distrital, cinco títulos de campeã regional norte, dois títulos de campeã da zona norte e nacional dos torneios de divulgação da federação Portuguesa de badminton, um título de campeã do torneio internacional de Espinho e ainda um 3º lugar no campeonato nacional, conquistado em 2018.
A comunidade escolar e todo o município de Caminha têm razões para reconhecer o esforço destes jovens atletas que, pela aposta do agrupamento de escolas e com o trabalho sempre presente dos seus docentes, elevaram e honraram o território com as suas prestações desportivas.


Sem comentários: