Tabela Periódica

Corria o ano de 1869 quando Dmitry Mendeleev transportou para a comunidade científica aquela que viria a ser a percursora da Tabela Periódica dos Elementos Químicos atual.
A partir de cartas em papel, Mendeleev organizou em linhas e colunas os então 63 elementos químicos conhecidos. Passados 150 anos celebramos esse feito com o mesmo entusiamo e com mais 55 elementos químicos a fazerem parte desta organização que postula no mundo as propriedades dos elementos e a sua regularidade periódica.
Pela decisão 202 EX/Decision 43 da 74ª reunião plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi assim proclamado o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements – IYPT 2019), aprovado também pela Conferência Geral da UNESCO, na sua decisão 39 C/Decision 60. 
Em todo o mundo são várias as iniciativas que reconhecem e engrandecem o plano científico da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, mas igualmente marcam presença o formativo e o social, sendo notório que hoje o conhecimento da Tabela Periódica dos Elementos Químicos ocupa um espaço de aprendizagem essencial comum à generalidade dos países.
Prestando também o seu contributo à celebração dos 150 anos da Tabela Periódica, o Grupo 510 (Física e Química) do Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha, tanto na sua escola sede, em Caminha, como na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, em Vila Praia de Âncora, incluiu ao longo do ano letivo diversas referências ao IYPT 2019, tanto no quadro formal das aprendizagens, como na utilização do logotipo em elementos gráficos.
Sendo parte integrante dos conteúdos letivos do 9º ano de escolaridade, os alunos que concluem agora o terceiro ciclo do ensino básico foram convidados a fazer as suas representações da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, apresentando-as em exposição. Concluída a sua tarefa, é possível ver o resultado do seu trabalho no átrio de entrada da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, apreciando-se a criatividade e a capacidade de enquadrar nas suas criações tudo quanto foram aprendendo ao longo do ano letivo.
Com esta iniciativa não cessa, contudo, a celebração deste ano internacional, que se estende pelo primeiro período do próximo ano letivo. Antes pelo contrário, apenas anima a que o novo ano letivo inicie com outras iniciativas capazes de promover o conhecimento de tão importante instrumento de consulta e previsão, capaz de nos fazer entender a genialidade da natureza, na disponibilidade de tantos elementos químicos, e a ousadia humana, na criação de outros.
O estímulo e a referência científica na mobilização dos alunos do concelho de Caminha para o saber, é, e será sempre, o compromisso dos docentes do agrupamento, nas diferentes áreas e domínio, realçando-se, desta feita, o da Química.





Sem comentários: