(A)Braços de Mar

Está em curso o aprofundamento das parcerias locais para a concretização do projeto (A)Braços de Mar.
Construído nas bases da Flexibilidade Curricular e nas possibilidades de apropriação do currículo e da sua gestão pelas escolas, pelos seus professores e pelos seus alunos, numa aproximação às realidades locais, (A)Braços de Mar surge naturalmente no município de Caminha, na sequência da experiência vivida no ano letivo anterior, no quadro das parcerias locais e da ação pedagógica promovida a partir da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.
(A)Braços de Mar, alarga assim a experiência pedagógica a todo o agrupamento, reconhecendo-se o mar como o elemento unificador que abraça os vales do Âncora e do Coura-Minho, unindo as mãos na Serra D'Arga. (A)Braços de Mar lembra igualmente a educação pelos afetos e pela solidariedade, com a força e determinação do trabalho, dando a cada um dos alunos do agrupamento o epíteto de “Braço de Mar”.
Esta valorização do trabalho vivido em articulação ultrapassa as barreiras físicas da escola e transfere para a comunidade aquele que é o verdadeiro âmago da mobilização dos saberes. É em sociedade que o conhecimento se traduz em ação, daí caber também à sociedade local o acolhimento e envolvimento nesta ampla ação educativa e formativa.
Estes foram os princípios apresentados ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha, que aprovou a linha de ação estratégica de implementação da Flexibilidade Curricular, no passado dia 22 de Outubro. Este foi também o momento de ser conhecido o calendário e o modelo de partilha com a comunidade. Será a cada final de período que a comunidade terá a possibilidade de, mais de perto, conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido em contexto escolar, no quadro da articulação pedagógica. O primeiro momento decorrerá já a 16 e 17 de dezembro de 2019, sendo estes os dias escolhidos para que a comunidade visite a escola e para que as turmas desenvolvam igualmente algumas ações em espaços específicos, escolhidos pelo interesse pedagógico que assumem este ano letivo. O fim do primeiro período será então um momento de abertura de todas as unidades escolares pertencentes ao agrupamento de escolas concelhio, tanto no vale do Âncora, como no vale do Coura-Minho. O segundo momento acontecerá a 27 de março de 2020, saindo a escola dos seus espaços e articulado as suas ações com locais de difusão da cultural da comunidade. Em Vila Praia de Âncora, o Cineteatro dos Bombeiros Voluntários, e em Caminha, a Biblioteca Municipal. Neste dia a comunidade do Vale do Âncora terá a oportunidade de assistir ao Sarau Cultural da Páscoa, num momento que premeia a educação pelas artes e a capacidade criativa dos alunos. Caminha receberá, na semana seguinte o já tradicional Caça Talentos. O ano terminará com o mercado de projetos, a decorrer a 9 de Junho de 2020, nos dois centros urbanos do concelho de Caminha (Vila Praia de Âncora e Caminha). Este é o momento escolhido para aproximar os alunos da comunidade, fomentando a sua capacidade de comunicação, na esteira do enquadramento com o perfil do alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Num ano complexo, pela dimensão da aplicação pedagógica à generalidade do agrupamento, é com o apoio das instituições locais que se espera o sucesso educativo de todas as ações. Juntas de Freguesia e de Uniões de Freguesia, Câmara Municipal, Capitania do Porto de Caminha, Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e de Caminha, Associações de defesa do ambiente, associações culturais, desportivas e recreativas, Academia de Música Fernandes Fão, entre tantos outros, quer de forma coletiva, quer de forma individual, estão assim convocados para esta enorme mobilização em torno do conhecimento e da aprendizagem. Assim se fez este apelo ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha.

Sem comentários: