Pedagogicamente enquadrado na articulação curricular que congrega a ação das diferentes disciplinas, o Halloween expressa o conhecimento adquirido em contexto de aprendizagem, particularmente no domínio das línguas estrangeiras. Sendo uma tradição com raízes que não as nacionais, vivida com maior veemência na comunidade anglo-saxónica, não deixa de assumir importância no contexto escolar. Motivo de trabalho pedagógico, diferenciado e diversificado, valoriza as artes criativas, a história, a comunicação e a organização.
Ao longo do dia 31 de outubro, foram realizadas diversas atividades que, conjugadas com as atividades letivas, mobilizaram toda a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, envolvendo alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário.
Entre as atividades mais marcantes, contaram-se o concurso de abóboras, o concurso de chapéus de bruxa, o concurso de fatos de Halloween, o desfile, as pinturas faciais, a animação musical e a decoração, que integrou a colaboração de todos os agentes educativos da escola.
A valorização das tecnologias não foi descurada, recorrendo-se a um sistema informático desenvolvido especificamente para a votação das escolhas a concurso, e a ação pedagógica prévia em contexto de sala de aula premiou o conhecimento das tradições culturais locais, no confronto com as que se celebram no Halloween.
Pela alegria sentida e vivida entre os alunos se percebeu a satisfação sentida por um dia especial, assumido pela escola como importante para o conhecimento dos alunos e para a acumulação de experiências escolares que servirão o fundo das memórias escolares que se recordarão no futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário